Cerâmica Portinari recebe João Candido Portinari para palestra

“Se queres ser universal, começa por pintar a sua aldeia”. Essa frase do poeta russo Leon Tolstói encaixa como uma luva na trajetória de Candido Portinari, um dos maiores pintores da história da arte no Brasil. Ele, mais do que nenhum outro, retratou o país em toda a sua essência, fazendo um grande retrato da terra, do povo e da alma brasileira. E foi sobre esta trajetória de brasilidade que João Candido Portinari, filho do pintor, falou em uma palestra para os funcionários da Cerâmica Portinari, realizada na sede da empresa, em Criciúma, no sul do estado de Santa Catarina.

A palestra é mais uma das ações da empresa que mostra a forte ligação da marca com a arte. Esta preocupação se confirma a cada nova coleção, em que cada peça é pensada com o objetivo de aproximar verdadeiramente as pessoas das manifestações artísticas. E nada melhor para reafirmar essa posição do que apresentar aos colaboradores quem foi e o que fez Candido Portinari, o pintor que inspirou o fundador a escolher o nome da indústria. O artista, que viveu entre os anos de 1903 e 1962, produziu mais de 5 mil obras.

João declarou que estava muito emocionado por estar ali e pela bela recepção que teve. Durante a palestra, ele contou toda a história de Candido Portinari, desde a descoberta da vocação, aos 10 anos, quando foi escolhido por um grupo de artistas italianos para ajudar na restauração da igreja matriz de Brodowski (SP), sua cidade natal, até a produção da sua última grande obra, os painéis Guerra e Paz, encomendada pelo governo brasileiro para ser dada de presente à ONU.

A obra foi pintada entre 1952 e 1956 e exposta uma única vez no Brasil antes de ir para a sede da entidade, em Nova York, nos Estados Unidos. Portinari nunca a viu montada, pois teve seu visto negado por ser considerado comunista. Seu sonho era que mais pessoas pudessem ver este trabalho, mas morreu, em 1962, sem realizá-lo.

Quem acabou realizando o sonho do grande artista foi seu filho, João Candido Portinari, por meio do Projeto Portinari, que segue levando as obras do pintor que mais retratou o Brasil pelos quatro cantos do país, com palestras, exposições itinerantes e pela internet.

Ainda poderemos ter a obra desse grande artista da brasilidade mais próxima de todos nós, reafirmando a posição da Cerâmica Portinari em valorizar as manifestações artísticas em todas as suas modalidades. Mas este é um assunto para outro artigo.

Agora, fique com a galeria de fotos da visita de João Candido Portinari à nossa empresa. As fotos são de SLA PhotoStudio:

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido