Madeira preta na decoração é tendência. Confira!

O uso das madeiras tradicionais já ocupa o seu lugar no espaço dos projetos há bastante tempo. Para que esse material pudesse representar uma novidade sem perder toda a sua elegância característica, a cor preta vem surgindo como uma forte tendência para garantir exclusividade. Ela atende ao desejo das pessoas de se diferenciarem das demais. Utilizar a madeira preta na decoração, portanto, é uma alternativa para essa diferenciação, para encontrar a ousadia.

Tal realidade, inclusive, foi um dos destaques percebidos entre os arquitetos, decoradores e designers que visitaram a mais recente edição do Salão do Móvel de Milão (Isaloni), na Itália. Tradicionalmente, a madeira é um daqueles elementos que conseguem transmitir como nenhum outro a sensação de conforto e acolhimento aos ambientes. Mas a utilização de uma cor específica é a novidade que se mostrou em alta no evento.

Ainda que os tons vibrantes, sempre remetendo ao natural, estejam visados, o preto tem ganhado lugar cativo nos ambientes, sobretudo quando aparece na madeira. Versátil, ela sempre foi muito utilizada no mobiliário e no piso. Mas, aos poucos, o material vem ganhando espaço em outros elementos, como nas paredes e em algumas áreas destacadas.

O tom dark surge também em móveis, revestimentos, mobiliários e objetos de decoração, como as louças. O preto é considerado uma tendência de Embracing Your Shadow, presente no livro Spiritual House, da trendhunter holandesa Lidewij Edelkoort. Inspirado na cultura oriental, este conceito leva elementos escuros e valoriza tons profundos na ambientação da casa.

Madeira preta na decoração no Salão de Milão

No Salão de Milão, a madeira preta ou queimada pôde ser vista em diferentes pavilhões. A utilização do material ganhou espaço tanto nos pisos quanto em artefatos decorativos e peças do mobiliário expressando elegância. Isso acontece, sobretudo pela neutralidade presente na cor preta, que tem como efeito ressaltar todo o restante da decoração.

Durante o evento, foi possível visualizar a madeira preta em diferentes traços: ora mais delicada, com veios brancos e finos; ora mais rústica, quando aparecem queimadas. Além de ser uma cor que transparece intensidade, sua utilização também confere contemporaneidade ao ambiente.

Veja só:

O interessante do uso desse material é que, se a proposta do projeto for recorrer à decoração em preto e branco, o visual ao mesmo tempo moderno e rústico pode ser alcançado de forma bastante orgânica e interessante. Em ambientes urbanos, o contraste torna-se mais aparente quando a madeira preta surge aliada a cores mais claras, de modo que a contraposição passa a atribuir mais harmonia ao espaço.

Para isso, basta escolher o produto certo, de modo a garantir o melhor acabamento. O resultado, sem dúvida, será incrível!

Porcelanato de madeira preta na decoração é a solução para seguir tendência

Embora, como dissemos, o uso da madeira seja uma ótima escolha em vários sentidos, encontrá-la na cor escura pode ser um desafio. Além disso, a manutenção desse material tende a ser muito mais custosa e trabalhosa, tanto no que diz respeito à limpeza quanto à conservação. Em busca da praticidade sem abrir mão da qualidade e da beleza, encontrar alternativas é um caminho inteligente.

Sendo assim, as coleções Eco Dark HD e Woodstok BK, da Portinari, conseguem trazer essa alternativa para ambientes que queiram aproveitar todos os benefícios do visual da madeira preta com a praticidade do porcelanato.

Consideradas referência em madeira queimada, ambas as coleções apresentam múltiplas possibilidades e podem ser aplicadas tanto em pavimentos e churrasqueiras quanto em revestimentos de paredes.

Elegante, as peças chamam a atenção, também, pela falta de uniformidade, o que confere mais naturalidade ao revestimento. Ou seja, cada uma delas tem uma superfície diferente ― várias faces, aproximando-se do aspecto real da madeira.

As ranhuras da madeira visíveis no porcelanato garantem o charme especial para um acabamento diferenciado. Independentemente se for optado pelo uso de cores mais vibrantes na decoração ou se a sobriedade for a característica principal, a madeira escura equilibra esses elementos para que eles conversem entre si e permitam uma organização melhor dos sentimentos a serem estimulados com o projeto.

Sobre o Salão de Milão

O Salão do Móvel de Milão é o maior evento de design do mundo. Neste ano, a feira aconteceu entre os dias 17 e 22 de abril e a Portinari marcou presença com a Coleção Carmen, idealizada pelo artista Alessandro Mendini.

Além da importância que tem para o setor, o Isaloni dita tendências e mostra o que mais está em alta na arquitetura e decoração do mundo inteiro. E a Portinari, claro, está sempre em sintonia com o que é revelado lá fora para trazer os melhores produtos para os seus projetos.

Se você quiser conhecer melhor os nossos porcelanatos e, principalmente, estes que simulam a madeira escura, entre em contato conosco ou acesse o nosso site! Estamos sempre abertos para atendê-lo e auxiliá-lo na criação de ambientes únicos e cheios de emoção.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido