Meus prediletos de Milão em 2018

Por Lucila Turqueto para Portinari

Acabei de voltar da maior Semana de Design do mundo que acontece sempre no mês de abril em Milão, Itália. Durante 7 dias a cidade respira e vive intensamente design em praticamente todos os bairros.

A história é a seguinte: há 57 edições o Salão do Móvel de Milão se consagra com a maior feira de mobiliário do mundo. Como é uma feira realmente muito grande — para você ter uma ideia, este ano ela levou para a cidade 434 mil pessoas —, muitas marcas aproveitam a efervescência da cidade para promover instalações, lançar produtos e designers exatamente neste mesmo período. O resultado são ações que pipocam por todos os cantos da cidade, além do maior e principal evento que é a própria feira.

Dificilmente encontramos alguém pelas ruas de Milão que realmente tenha conseguido fazer todos os eventos promovidos nesses dias, é algo realmente impossível. Portanto, para aproveitar ao máximo essa intensa semana, o segredo está em descobrir boas fontes. Dei muita sorte este ano e conheci duas pessoas que foram fundamentais nessas minhas descobertas: uma jornalista que estava fazendo a cobertura para o Fuorisalone, que são os eventos paralelos que acontecem fora da feira, e uma artista plástica que conheci saindo da galeria de design Rossana Orlandi.

Com esses contatos e muita pesquisa que já tinha feito aqui no Brasil descobri lugares incríveis, mas vou te contar aqui quais foram os meus 3 prediletos:

1) A instalação “Giants with Dwarf” do designer Stephan Hurlemann

O suíço construiu 6 bonecos enormes articuláveis que se movimentavam a partir do comando manual dos visitantes. O mais interessante era que as construções foram feitas com pedaços de mesas e cadeiras. A instalação foi feita em uma das salas abandonadas na estação central de trem, espaço utilizado pelo projeto Ventura Centrale para expor os trabalhos de novos designers.

2) O estante de A Lot Of Brasil na feira e ainda mais dentro do pavilhão 20, o meu predileto

Com uma temática que remetia ao Jalapão, no Tocantins, a marca apresentou produtos que tinha como característica principal, além das cores, o fato de serem flexíveis e modulares. Encontrei por lá tapetes que eram montados numa espécie de tangran, nichos de parede que poderiam ser compostos em diversas cores e acabamentos e, o ápice do estande, que era o revestimento Carmen, da Portinari, assinado pelo italiano Alessandro Mendini em parceria com o designer brasileiro e sócio da A Lot Of Brasil, Pedro Franco. O lançamento, além de ter um desafio técnico muito grande pelo seu formato e uso de cores plenas, permite composições de painéis cromáticos lindos e super interessantes.

No vídeo abaixo, Pedro Franco apresenta a coleção:

3) Adorei a instalação realizada pela Elle Décor no Palazzio Bovara chamada “Onlife. Millenials at Home”

A ideia foi apresentar a casa dos millenials, sua estrutura, decoração e conceito. A mostra estava, além de linda, muito bem pensada e realizada. Com certeza um dos programas mais interessantes do Fuorisalone.

Bom, foi bem ousado da minha parte selecionar somente 3 eventos, pois alguns outros programas foram realmente muito especiais, como a Paola Lenti, a galeria Rossana Orlandi, a loja da Hermés, o Studio Dimoro e diversos outros, mas resolvi elencar aqui alguns que me tocaram bastante.

Vamos ver como será a Semana de Design de 2019. Já estou animada!

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido