Portinari Logo
Home / /
A Portinari Imagem Principal

Portinari, onde a arte encontra o design

Sinto as fronteiras tênues entre a arte e o design, embora existam conceitos técnicos que definam cada atividade. O meu cérebro não conseguiu dissociar uma classificação de outra ao registrar a extasia, o impacto estético causado pela imagem da linha Carmen de porcelanato Portinari assinada por um ícone do design, Alessandro Mendini, na Expo Revestir. Tampouco ao descobrir as Bailarinas de Portinari de montar, com o colorido tal como o das obras originais do ícone da arte que dá nome à indústria. E as possibilidades da versátil linha Tavola, com o calor da madeira? Com essas coleções, a Portinari é tri.

Da linha Carmen, veio o grande prêmio Best in Show, promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica (Anfacer), uma eleição unânime que a considerou o melhor produto da feira, o que fala por si, e ainda ganhou como Peça Especial. Como se não bastasse, a coleção Tavola foi escolhida como o Melhor Revestimento para Fachada da Expo Revestir. O mix Portinari na feira expôs com criatividade muitas propostas de produtos, inspirados de pedras a metais, dispostos em galerias em torno de uma praça central, em um espaço diferenciado.

Portinari-Carmen-1-Eleone-Prestes-byStudioPrestes.jpg

Portinari-Carmen-Eleone-Prestes-byStudioPrestes.jpg

Acompanho a linha K2 desde o seu lançamento pela A Lot Of e, mesmo tendo essa familiaridade com a proposta cromática e estética da criação do italiano Mendini, fui surpreendida. A beleza do resultado da transposição dos elementos do design de produto para o design de superfície, com um relevo que confere a sensação de movimento às composições com os losangos de 10 cm x 60 cm, transformou a peça em um case.

Portinari-Carmen-close-Eleone-Prestes-byStudioPrestes.jpg

No importante pavilhão 20 do Salone del Mobile Milano, pelo qual todo ano eu costumo começar a visita à âncora da Milan Design Week, a Coleção Carmen criada por Mendini em parceria com a A Lot Of Brasil será aplicada no estande da marca de design que foi a primeira brasileira a ter um espaço na plataforma de lançamentos mais importante no mundo da área. E, desta vez, acolhe a provavelmente única indústria cerâmica brasileira no Salone. De 17 a 22 de abril, a coleção Carmen será apresentada ao mundo pelo talento e visão de Pedro Franco, designer e empresário, responsável por uma ponte entre o território de design da Itália e do Brasil. A linha de porcelanato Carmen da Portinari materializa essa conexão.

Portinari pela Portinari

Com o nome de batismo ligado inexoravelmente à arte, a empresa Portinari assumiu essa união dentro do fazer do design. O filho do artista, João Candido Portinari, é o cupido que proporcionou o casamento da obra do pai com a indústria cerâmica. Agradeçamos a ele a oportunidade de ter Portinari em casa.

Mas falemos de como foi o processo de criação da linha Bailarinas de Portinari, que fez bonito na Expo Revestir: foi a partir de obras do artista Candido Portinari com imagens das bailarinas de Carajás, com suas saias coloridas que evocam o formato de triângulo equilátero, que foram criadas as peças protagonistas da linha que tem ainda desenhos e textura.

Portinari-Bailarinas-5-Eleone-Prestes-byStudioPrestes.jpg

Portinari-Bailarinas-4-Eleone-Prestes-byStudioPrestes.jpg

Interessantes os aspectos dos módulos do design e das superfícies lisas com variações de tonalidades do modo como foram criadas pelas tintas do artista. Mas a composição do porcelanato é livre, ficará a cargo dos autores dos projetos de pisos e paredes com emoção. Já os desenhos reservam outro foco de atenção: permitem recriar a primeira obra de Portinari, uma estrela, pintada no teto da capela de Santo Antônio, em Brodowski, onde o artista nasceu. Mas que também pode gerar faixas e estampas aleatórias. Assim como a arte, as propostas não têm padrões racionais ou rígidos. São obras abertas à livre interpretação. Viva a arte e viva o design!

Clique aqui e faça um tour virtual no estande da Portinari na Expo Revestir 2018!