Portinari Logo
Home / / Projetos inscritos no Concurso Expressão Portinari passam por curadoria
A Portinari Imagem Principal

Projetos inscritos no Concurso Expressão Portinari passam por curadoria

As inscrições para o Concurso Expressão Portinari 2018 já foram encerradas. Agora, os projetos inscritos passam pela curadoria de grandes profissionais das áreas de arquitetura e decoração.

Arquitetos, designers de interiores, engenheiros, paisagistas e estudantes dessas áreas puderam inscrever projetos compostos com produtos da Portinari na primeira edição do concurso realizado pela marca, que seguem para a curadoria dos jurados Denis Nuncironi, Lucila Turqueto, Marcelo Lima, Pedro Franco, Ricardo Gaioso e Thais Lauton.

“Esse concurso tem como intuito a valorização do trabalho dos profissionais de arquitetura e decoração, com a divulgação dos projetos em nossos canais de comunicação e grandes premiações. Além disso, por contemplar estudantes, o concurso também possibilita a revelação de novos talentos na área”, explica Gelcy Torquato, diretor de marketing da Portinari.

Serão cinco profissionais vencedores das categorias comercial, residencial cozinha ou espaço gourmet, residencial sala, residencial banheiro e residencial área externa. Já para os estudantes, serão duas premiações pelos projetos aplicados em qualquer tipo de ambiente, com imagem em 3D.

A análise dos projetos pela banca será feita até o dia 18 de julho, quando os jurados irão se reunir na Galeria Cerâmica Portinari, em São Paulo, para a decisão dos projetos ganhadores. A divulgação dos vencedores será realizada no dia 23 de julho no Instagram da marca — @ceramicaportinari — e pelo site do programa —expressaoportinari.com.br.

Em um jantar de premiação, no dia 9 de agosto, em São Paulo, os vencedores serão contemplados com:

Profissionais:

  • Viagem a Paris com visita à Feira Maison&Objet (setembro);

  • Viagem a Criciúma (SC) para conhecer a fábrica da Cerâmica Portinari (outubro).

Estudantes:

  • Viagem a Criciúma (SC) para conhecer a fábrica da Cerâmica Portinari (outubro);

  • Pacote de viagem para uma das mostras CASACOR Brasil, a ser escolhida pelo ganhador (a definir).

Saiba mais sobre o time de jurados do Concurso Expressão Portinari

Denis Nunciaroni – It Home

concurso-expressao-portinari-denis-nunciaroni.jpg

Jornalista de olhar apurado para o belo e o design, trafega pelos universos da moda, do décor e do lifestyle há mais de 20 anos. Trabalhou na comunicação da grife alemã Montblanc e nas agências Elite e Ford Models, quando atendeu às tops Adriana Lima, Ana Beatriz Barros, Alessandra Ambrósio e Mariana Weickert. Apaixonado por revistas, já foi de repórter a editor em diferentes títulos e hoje é publisher e diretor de redação da IT HOME.

Lucila Zahran Turqueto

concurso-expressao-portinari-lucila-turqueto.jpg

É formada em publicidade pela ESPM e em jornalismo pela Cásper Líbero e pós-graduada em administração na Fundação Getúlio Vargas. De diferentes maneiras, sua formação acadêmica e sua experiência profissional contribuíram para a criação do blog Casa de Valentina, que nasceu de uma paixão quando estava montando sua primeira casa e começou a pesquisar referências para entender exatamente quais peças refletiam seu estilo. Ela já palestrou em várias capitais do Brasil, cobriu as principais feiras de decoração do mundo, fez parcerias com grandes marcas do mercado e assinou matérias nas principais revistas de arquitetura, decoração e design. Além disso, trabalhou em agências de publicidade e, por mais de 8 anos, na TV Globo. O blog Casa de Valentina foi considerado o blog de design e décor mais influente da América Latina.

Marcelo Lima – Estadão

concurso-expressao-portinari-marcelo-lima.jpg

Jornalista e arquiteto, Marcelo Lima é, hoje, um dos mais conceituados críticos das áreas de design, arquitetura e decoração. O profissional é considerado, da grande mídia brasileira, o que mais contabiliza participações no Salão do Móvel de Milão — de coberturas ininterruptas, a princípio na Folha de S.Paulo e, atualmente, no Estado de São Paulo, como editor do caderno Casa.

Pedro Franco

concurso-expressao-portinari-pedro-franco.jpg

Após vários anos produzindo para marcas internacionais, o premiado designer e arquiteto Pedro Franco, único brasileiro a ter uma peça no acervo permanente no Vitra Design Museum, decidiu que passaria a produzir no Brasil o melhor do design mundial. Para isso, criou, em 2012, a indústria A Lot Of Brasil, que tem a premissa de produzir em solo brasileiro um design global, eco-friendly, produzido com alta tecnologia, novos eco-materiais e acessível. Além de peças do próprio Pedro Franco, a A Lot Of Brasil possui em seu portfólio produtos assinados por nomes como Alessandro Mendini, Borek Sipek, Karim Rashid, Pinifarina, Xavier Lust, entre outros designers de prestígio internacional, que levam as peças da A Lot Of Brasil para o mundo em coleções pautadas pela brasilidade.

Ricardo Gaioso – Kaza

concurso-expressao-portinari-ricardo-gaioso.jpg

Jornalista formado pela Cásper Libero com especialização em design em Paris, Ricardo Gaioso encontrou sua identidade em projetos criativos e campanhas editoriais no segmento de arquitetura e decoração como diretor de conteúdo da Revista KAZA e diretor criativo da Agência Timbre. Sua trajetória engloba colaborações para os principais títulos nacionais, como Casa Vogue, Casa Cláudia, Wish Casa/MADE e L’Officiel, além das publicações internacionais HOME Alemanha, PIN-UP NY, Flair Austria e TL França. Em seu portfólio constam também projetos especiais para marcas como Lacoste, Samsung, Minotti e Volvo, além de uma extensa pesquisa de tendências de comportamento por mais de 30 países.

Thais Lauton – Casa & Jardim

concurso-expressao-portinari-thais-lauton.jpg

Jornalista especializada em decoração, design e paisagismo, acompanha as mudanças que acontecem na casa à medida em que ela se torna palco da evolução de uma sociedade. Assumiu a direção editorial de Casa e Jardim em dezembro de 2016. No título desde 2004, foi responsável por dar relevância à editoria de paisagismo, levando projetos assinados pelos mais importantes nomes brasileiros desse assunto. Ao longo dos 14 anos construídos em Casa e Jardim, participou da concepção de projetos históricos para a marca. Foi precursora de um blog sobre jardinagem, o Cheiro de Mato, em 2008, participou de todas as edições do evento A Felicidade Mora Aqui, que trouxe para o Brasil nomes como o fotógrafo Todd Selby, o designer de interiores Thom Filicia, os designers Nipa Doshi e Jonathan Levien e Maxwell Ryan, idealizador do site Apartment Therapy, e editou o livro Casas do Brasil, de 2013.

Para conferir mais informações sobre o prêmio, é só clicar aqui.O concurso “Expressão Portinari 2018 possui certificado de autorização CAIXA nº 3-0094/2018.