Portinari Logo
Home / / Saiba como os porcelanatos com aspecto de metal podem renovar seu projeto
A Portinari Imagem Principal

Saiba como os porcelanatos com aspecto de metal podem renovar seu projeto

Se entre as décadas de 1950 e 1970 galpões e estúdios se transformaram em moradia como uma necessidade de readequação urbana e atendimento à demanda habitacional, hoje uma das opções de mais bom gosto da decoração de interiores se utiliza desse elemento como maneira de criar ambientes únicos. Essa transformação de espaços comerciais em residenciais tem por característica a existência de tijolos e tubulações aparentes, madeira, concreto e muito metal. Para simulá-los na própria casa, uma excelente opção são os porcelanatos com aspecto de metal, que trazem essa atmosfera para dentro do seu lar.

Essas peças, que além da aparência têm a textura do metal, fazem com que a composição do cenário adquira uma perspectiva muito mais interessante e diferenciada. Por serem versáteis, podem ser aplicadas no chão, na parede, nas fachadas e em bancadas, criando ambientes realmente incríveis! Aliado-as a outros elementos decorativos, os cômodos podem ficar ainda mais parecidos com a proposta original, que é a de representar ambientes amplos e arrojados.

A escolha por porcelanato com relevos ou variação visual é uma boa alternativa para trabalhar a decoração de modo a parecer o mais natural possível. Para isso, é importante conhecer marcas que reproduzam com fidelidade a forma dos metais com base em design e qualidade presentes nas tendências internacionais.

E quando falamos em metais, a variedade é bastante ampla e contempla desde peças metálicas propriamente ditas até as que simulam dobras, ferrugens e exposição a intempéries. Assim, os porcelanatos podem ser mais escuros, passando por aqueles com um visual do metal mais puro e limpo, portanto, com menos oxidação, e chegando a produtos que lembram chapas de navios alteradas pela ação do tempo.

Conheça linhas de porcelanatos com aspecto de metal para melhorar seus ambientes

Seguindo essas tendências que apresentamos até aqui, uma das coleções que merece destaque é a Metalli, da Portinari. Inspirada em uma chapa de metal nova, recém-fabricada, ela ainda expõe marcas de óleo e um leve brilho: características que oferecem mais autenticidade e beleza. O porcelanato dessa linha mede 60 cm x 120 cm e é fabricado em dois tons de cinza e mais uma peça decorada com formas geométricas contínuas em baixo relevo. As composições podem ser exploradas em todo o cômodo, em alguns pontos de destaque — como painéis — e também em fachadas e churrasqueiras.

Para se ter outra variação de metal, a linha Brooklyn traz design e cores inspirados nos centros industriais do bairro nova-iorquino. Na época do pós-guerra, esses locais foram ocupados pelas pessoas e se popularizaram, no início dos anos 1980, pelo estilo contemporâneo e arrojado. As cores dos porcelanatos de 90 cm x 90 cm baseadas nesse contexto variam em três tons diferentes: grey, gold e brown, que refletem o estilo dos flats daquela região.

A coleção Rusty também traz uma nova proposta, dessa vez mais urbana e desenvolvida a partir da ideia do metal enferrujado. Assim, o porcelanato tem uma predominante cor cobre, representando as chapas metálicas usadas em navios. Por isso, as peças têm uma forte tonalidade avermelhada que faz alusão à corrosão e à exposição intensa as quais as embarcações ficam sujeitas e estão disponíveis na versão 60 cm x 120 cm. Esta coleção também conta com uma peça em relevo, como se a chapa de metal tivesse sido dobrada e amassada, e mede 45 cm x 90 cm. Abaixo, você vê um ambiente utilizando este produto, projetado pela arquiteta Carol Canteli.

Para trazer elementos fabris, ainda mais rústicos, a linha Oxide oferece um design incrível. Imagine as placas metálicas utilizadas em cabines de pintura de uma fábrica. Agora, adicione a oxidação natural da ação do tempo. Temos aí um resultado belíssimo, que exibe as marcas de tinta em toda peça originalmente branca ou preta. O porcelanato desta linha pode ser encontrado nas medidas 60 cm x 120 cm e 20 cm x 120 cm.

Se a intenção, porém, for trabalhar puramente com elementos da oxidação, a coleção Copper oferece um design similar ao de uma chapa de metal esquecida pelo tempo e, por isso, afetada por intempéries. O resultado não poderia ser outro: muita exclusividade e classe em um produto natural e encantador em peças que medem 60 cm x 120 cm. A medida é a mesma para a coleção Corten, que reproduz as características mais peculiares do popular aço corten. Veja só:

Se a sua inspiração está levando você para ambientes como os que apresentamos aqui, cheios de personalidade, crueza e uma estética moderna e arrojada, conheça em detalhes os nossos produtos. Além de conferirem um aspecto único para seus projetos, eles ainda têm uma qualidade técnica que facilita o assentamento das peças e garante ainda requinte e bom gosto.

Se restou alguma dúvida, entre em contato com a gente! Estamos à disposição para atender você e auxiliar na composição de ambientes cada vez mais bonitos e harmoniosos.