Portinari Logo
Home / /
A Portinari Imagem Principal

Conheça os vencedores do Concurso Expressão Portinari 2018

Profissionais e estudantes de arquitetura, engenharia, design de interiores e paisagismo reuniram referências, conceitos e muita inspiração na elaboração dos seus projetos para o Concurso Expressão Portinari 2018.

Após a curadoria, o corpo de jurados escolheu os sete vencedores — cinco profissionais e dois estudantes —, que irão se encontrar em um jantar de premiação no dia 9 de agosto, em São Paulo.

Os profissionais que se destacaram serão contemplados com duas viagens: a Paris, onde farão uma visita à Feira Maison&Objet no mês de setembro, e a Criciúma (SC), em outubro, para conhecer a fábrica da Portinari.

Já os estudantes vencedores serão premiados com um pacote de viagem para visitar uma das mostras CASACOR Brasil — a escolha da cidade fica ao critério do ganhador. Assim como os outros contemplados, eles também farão uma viagem para conhecer a fábrica da Portinari no mês de outubro.

A proposta do Concurso Expressão Portinari 2018 (certificado de autorização CAIXA nº 3-0094/2018) consistia na apresentação de ambientes compostos por produtos da Portinari. Os projetos aplicados, prontos e decorados desenvolvidos pelos profissionais poderiam ser inscritos nas seguintes categorias: comercial, residencial cozinha ou espaço gourmet, sala, banheiro e área externa.

O projeto dos estudantes, no entanto, bastava que fosse aplicável em qualquer tipo de ambiente e poderia ser apresentado com imagem em 3D.

Conheça os vencedores do Concurso Expressão Portinari 2018

Agora que você já sabe um pouco mais do concurso e as exigências feitas aos concorrentes, conheça os projetos vencedores!

Profissionais

Categoria: Sala

Neste ambiente, pensado para receber amigos e familiares com conforto, a arquiteta utilizou dois revestimentos: as pastilhas Petit Poème, que podem ser vistas no balcão e o porcelanato Carvalho HD, utilizado no chão.1a.jpg1b.jpg1d.jpgEspecificadora: Rafaella Gongra (Curitiba/PR) | Profissão: Arquiteta | Coautora: Ana Paula Bortolli | Produtos: Petit Poeme Chevron Bk Matte / Carvalho Hd Nat | Fotógrafo: Felipe RosaCategoria: Área Externa

Essa residência, projetada pelo escritório Zaniboni Arquitetos, apresenta uma ampla área externa, em que a piscina com borda em vidro é a protagonista. Em toda a área o porcelanato utilizado foi o Carvalho HD, já a piscina é revestida com pastilha Iris Aqua Marine.2a.jpg2b.jpg2c.jpg2d.jpgCategoria: Residencial Banheiro

Com um conceito urbano sofisticado, o banheiro projetado pelo arquiteto Leandro Neves apresenta tons neutros e características High Low. O grande destaque são os revestimentos. Na parede a aposta foi no Lumina BK, que traz a reprodução do mármore, que confere elegância ao ambiente. Já o chão foi revestido com porcelanato cimentício Detroit, que contrasta perfeitamente com o mármore.3a.jpgCategoria: Comercial

Pensado para que as pessoas se sentissem literalmente em uma casa, o escritório do arquiteto Gustavo Henrique Borges apresenta uma atmosfera acolhedora e uma arquitetura minimalista e atemporal. Destaque para o uso dos revestimentos inclusive na porta principal, que traz uma brincadeira entre o preto e o branco e uma paginação que leva à ilusão de ótica. A escolha foi pelos porcelanatos Jet White e Jet Black – esse que contém a cor e o brilho mais intenso do mercado. Também foram utilizados no escritório os tijolinhos de metrô da coleção Bella Vita e o Pietra de Savoie, que traz a reprodução da pedra rústica e natural de Savoie, na França.Comercial2-1-1024x576.jpgComercial1-1-1024x576.jpg4a.jpg4b.jpgEspecificador: Gustavo Henrique Borges (Anápolis/GO) | Profissão: Arquiteto | Coautor: Gustavo Barone | Produtos: Pietra Di Savoie Sgr Act/Bella Vita Wh Mat Bold/Jet White Pol/Jet Black Pol | Fotógrafo: Elton RochaCategoria: Residencial Cozinha/Espaço Gourmet

Nessa cozinha gourmet, integrada com espaço da churrasqueira, o conforto e a funcionalidade foram priorizados. A arquiteta Caroline Bollmann, responsável pelo projeto, escolheu elementos atemporais para os acabamentos, logo a escolha foi pelo porcelanato Downtown, que reproduz a cor e a textura do cimento, e pela pastilha Iris, que reveste a churrasqueira.5a.jpg5c.jpg5d.jpgEstudantes

A estudante de arquitetura Luíza Solano de Carvalho, idealizou essa sala de estar pautada pelo requinte e elegância. Para ilustrar a proposta, a estudante utilizou o porcelanato Tavola Decor para criar um grande painel. Ao lado dele foi utilizado o Grand Metal, que é um dos maiores porcelanatos do Brasil, fabricado nas medidas 120x260cm. No chão a escolha foi pelo Onice, inspirado na pedra Onix.

6a.jpg

Especificadora: Luíza Solano de Carvalho (Brasília/DF) | Profissão: Estudante/Arquiteto | Produtos: Onice Ofw Nat/Grand Metal Dbw Nat/Tavola Decor Mix Nat

O futuro designer de interiores Higor Luiz dos Santos desenhou este projeto para um casal que busca passar os melhores momentos de suas vidas juntos. Nessa suíte, o conforto, comodidade e sofisticação podem ser vistos na escolha dos revestimentos. A escolha do estudante foi pelo Lumina Carrara, porcelanato que reproduz o mármore, presente na área da banheira e na bancada. Na parede, o porcelanato Tavola Decor BE ganha destaque, e na área do box a escolha foi pelo Grand Metal, que leva imponência ao ambiente.

7a.jpg

7c.jpg

Especificador: Higor Luiz dos Santos (Governador Celso Ramos/SC) | Profissão: Estudante/Designer de Interior | Produtos: Dom Ofw/Grand Metal Bk/Sinfonia Wh/Tavola Decor Be/Lumina Carrara | Fotógrafo: Higor Santos

Agradecemos também a todos os profissionais e estudantes que se inspiraram conosco e enviaram seus projetos ao Concurso Expressão Portinari 2018. Parabenizamos os vencedores e convidamos todos a acompanharem nosso blog e ficarem por dentro de todas as novidades!

Saiba mais sobre o programa de relacionamento Expressão Portinari

Com a proposta de oferecer inspiração e auxiliar no processo de concepção dos ambientes, o programa Expressão Portinari surge para disponibilizar um atendimento exclusivo aos profissionais. Assim, o Concurso Expressão Portinari 2018 foi um meio de instigar a criatividade e revelar projetos inovadores da área de arquitetura, engenharia, design de interiores e paisagismo.

O programa de relacionamento conta com visitas à fábrica, catálogos, chip de amostras e outras ferramentas com o intuito de auxiliar na especificação, bem como newsletters exclusivas. Além de atendimento telefônico personalizado, abrange site com informações sobre o programa, especialmente pensado para os especificadores, lançamentos, concursos e biblioteca de ferramentas.

Para obter mais informações sobre o programa e também sobre os nossos produtos, acesse nosso site. Se surgir alguma dúvida, deixe seu comentário por meio da caixa de mensagens abaixo. Teremos prazer em atendê-lo!