Dúvidas Técnicas

O que é porcelanato?

Porcelanato é um produto cerâmico declarado pela Norma ISO 13006/NBR13818 com especificação BIa significando material prensado com absorção de água menor ou igual a 0,5%. O porcelanato é obtido a partir de matérias-primas de grande pureza, submetidas a pressões de compactação acima da utilizada nos materiais cerâmicos convencionais, e também um tratamento térmico. O resultado é mais homogêneo, muito denso, vitrificado e mais resistente do que as cerâmicas convencionais, além de ser menos poroso é menos suscetível a manchas e tem um índice de absorção de água muito baixo. Sua durabilidade é realmente excelente por conta disto. Isso o torna adequado a locais com alto tráfego, como aeroportos, estações ou shopping centers. A diferença fundamental entre o revestimento cerâmico e o porcelanato está na tecnologia que existe por trás da manufatura destes produtos. O porcelanato possui um processo tecnologicamente mais complicado e um resultado mais controlado do que a cerâmica comum. Ele é feito com uma mistura de porcelana e diversos minerais, passando por uma queima a mais de 1200 graus Celsius.

O que é absorção d’água?

A absorção de água de uma peça está relacionada a sua resistência mecânica. Quanto menor a absorção, menos espaço há entre as partículas para que a água penetre na peça. Essa característica garante: - Alta resistência mecânica, suportando cargas pesadas, mesmo com menor peso e espessura que as pedras naturais. - Alta resistência ao gelo, podendo ser utilizado em locais com climas muito frios. - Baixíssima expansão por hidratação, não descolando se forem bem assentados. Os revestimentos cerâmicos estão classificados com relação ao grupo de absorção de acordo com a Norma NBR 13817/1997.

O que é Classe de Uso?

A Classe de uso de um produto está relacionada com seu desgaste a abrasão, ou seja, o desgaste sofrido pelo atrito de solas de calçados ou pneus em contato com sujeira abrasiva sobre a superfície esmaltada do revestimento cerâmico. É uma das características mais importantes na hora de comprar um produto. É importante escolher de acordo com o local de uso, pois a escolha da Classe de Uso adequada pode proporcionar beleza e maior vida útil ao revestimento. Do contrário, a escolha inadequada pode condenar um produto de alta qualidade a uma vida muito curta. Classe de uso 1 :: Uso em paredes. Classe de uso 2 :: Uso em banheiros e quartos residenciais. Classe de uso 3 :: Uso em dependências residenciais sem comunicação para o exterior. Classe de uso 4 :: Uso em todas as dependências residenciais. Classe de uso 5 :: Uso em todas as dependências residenciais e ambientes comerciais de tráfego médio Classe de uso 6 :: Uso em todas as dependências residenciais e ambientes comerciais de tráfego intenso.

Existe porcelanato esmaltado e sem esmaltar?

Sim. Existe os dois tipos: o porcelanato esmaltado, que é aquele que recebe uma camada de esmalte na superfície, e o porcelanato técnico ou massa plena, é aquele que o acabamento na superfície do produto é feito diretamente na sua massa.

O que significa Bold e Ret?

Bold e Ret são diferentes tipos de acabamentos que conferem as dimensões finais de uma peça. Os produtos com acabamento Ret, após a queima da placa, passam por um processo de corte em suas laterais feitos por rebolos diamantados que garantem dimensões finas e precisas, permitindo um total alinhamento durante o assentamento. Um produto Bold, é aquele que não passou pelo processo de corte em rebolos, por isso suas laterais ficam abauladas. Estes produtos devem sempre ser assentados com juntas mais distantes que os retificados.

Os produtos são diferentes para cada local de uso ?

Ao escolher um revestimento, considere também as características do local onde será aplicado, como: ambiente interno, externo, com tráfego intenso, em superfície plana, em aclive, declive, ou com necessidade de limpeza frequente. Esse fator irá evitar possíveis problemas futuros como dificuldade de limpeza e segurança, por exemplo.

Onde devo usar produtos antiderrapantes?

Os produtos antiderrapantes são indicados para áreas externas, expostas à chuva e umidade, ou àquelas que precisam oferecer maior segurança ao caminhar. Porém, a superfície mais áspera dos antiderrapantes, que evita o escorregamento, também acaba influenciando na sua limpeza. O ideal é usar saponáceo em pó e uma escova de cerdas duras para lavar este tipo de revestimento. É uma limpeza um pouco mais pesada, por isso os porcelanatos antiderrapantes não são indicados para locais onde a limpeza precisa ser frequente.

Podemos usar porcelanatos em paredes?

Sim. Além dos revestimentos específicos para paredes, os porcelanatos também podem ser aplicados neste local.

Quais os produtos para churrasqueira?

Para revestir a churrasqueira por fora podemos usar qualquer revestimento cerâmico da Cerâmica Portinari. No contato com o fogo são indicados os tijolos refratários amarelos, de alta alumina, separados da estrutura da churrasqueira por uma placa isolante de lã de rocha. As argamassas colantes para churrasqueira devem ser elásticas, do tipo AC-2 ou AC-3. A churrasqueira deve ser isolada com uma junta elástica de união/dessolidarização (poliuretano flexível sobre tarugo celular, por exemplo) Deste modo, a área da churrasqueira aquece e esfria tudo que for necessário, sem afetar o entorno e sem encostar rigidamente contra ele.

Quais os cuidados com produtos acetinados?

A limpeza dos produtos acetinados é simples. Deve ser feita com água e detergente neutro, esfregando levemente com pano ou esponja. Um cuidado importante: não é recomendada a utilização de rejuntes Epóxi neste revestimento. O processo de aplicação ou remoção do excesso deste produto pode deixar as peças com brilho nas laterais, formando uma moldura.

^