Portinari Logo
Home / / Junta Seca e Monocálibre — Entenda O Que É Cada Um
A Portinari Imagem Principal

Junta Seca e Monocálibre — Entenda O Que É Cada Um

Ao escolher o piso ou revestimento ideal, alguns itens essenciais devem ser observados. Entre eles estão estilo, qualidade, personalidade e, claro,senso estético. Nesse contexto, características como junta seca e monocálibre podem fazer toda a diferença.

Esses são dois termos utilizados na construção civil para descrever uma técnica de assentamento de revestimentos cerâmicos e uma característica de todos os produtos retificados. Embora ambos sejam relacionados ao mesmo universo temático, eles apresentam características distintas e seu uso em conjunto traz uma série de vantagens para obras e reformas.

Continue a leitura deste artigo e entenda:

  • o que é junta seca;

  • o que é monocálibre;

  • junta seca e monocálibre: quais são as vantagens.

O que é junta seca?

A junta seca é uma técnica de assentamento de pisos e revestimentos que consiste em eliminar completamente o espaçamento entre as peças cerâmicas. Isso significa que não há espaço visível entre os azulejos ou placas, resultando em uma superfície lisa e contínua.

A junta seca é obtida por meio do uso de peças com bordas retificadas, ou seja, com arestas perfeitamente retas e alinhadas. Essa técnica cria um efeito estético muito interessante, pois dá a impressão de que as peças estão coladas diretamente umas às outras.

É importante ressaltar que a junta seca requer uma instalação extremamente precisa e cuidadosa a fim de evitar erros de nivelamento e alinhamento. Afinal, esses podem ser facilmente percebidos caso a aplicação não seja realizada conforme as orientações do fabricante.

Leia também: Portinari é patrocinadora oficial da exposição Aberto/02 em casa projetada por Vilanova Artigas

O que é monocálibre?

O termo monocálibre se refere à fabricação de porcelanatos retificados, ou seja, uniformes, com variação mínima de tamanho. Isso significa que todos os lotes de produção apresentam um único tamanho, e esse é exatamente o indicado na embalagem.

Em outras palavras, não há variações de um lote para outro e que as peças relacionadas apresentarão altura e largura idênticas. Todo esse processo é possível devido ao avanço da tecnologia, que permitiu o desenvolvimento de uma medição automatizada no momento do corte.

Junta seca e monocálibre: quais são as vantagens?

junta-seca-e-monocalibre-quais-sao-as-vantagens-1-1024x576.jpg

Para começar, existem algumas vantagens no uso da junta seca. Ela proporciona um acabamento mais sofisticado e moderno, conferindo um aspecto clean ao ambiente. Essa também é a opção ideal para quem deseja ampliar visualmente o espaço de qualquer ambiente, já que a inexistência das linhas divisórias entre as peças confere sensação de amplitude.

A junta seca pode ser aplicada em ambientes externos e internos, seguindo as orientações de uso e instalação a fim de manter o acabamento perfeito.

Por outro lado, o monocálibre tem como uma de suas principais vantagens a retífica perfeita e contínua dos revestimentos, sem lacunas. Além disso, o material também é caracterizado pela baixa variedade de expansão das peças devido ao contato com umidade ou líquidos.

Junta seca e monocálibre proporcionam um resultado estético incomparável. Isso porque as conexões entre as placas são praticamente imperceptíveis, fazendo com que a paginação seja visualmente natural, assemelhando-se à aplicação de painéis formados por uma única peça.

Outra vantagem é a facilidade de limpeza e manutenção de pisos que contam com essa tecnologia, pois a ausência de espaçamentos nas emendas das peças evita o acúmulo de poeira e outras sujidades. Da mesma forma, o fato de não precisar de rejunte faz com que não haja variação visual na coloração do material aplicado.

Além disso, optar por pisos com essas tecnologias também oferece todas as demais vantagens do porcelanato retificado em geral, como:

  • superfície mais lisa;

  • estética aprimorada;

  • facilidade de limpeza;

  • variedade de formatos;

  • aplicação em áreas internas e externas;

  • baixa absorção de água.

Leia mais: Lastras da Portinari são alternativa para projetos contemporâneos e minimalistas

Agora você já sabe que a utilização de peças com junta seca e monocálibre proporcionam a criação de um ambiente amplo, diferenciado, elegante e limpo.

Aproveite para conhecer seis tendências de cozinhas que encantaram os visitantes da CASACOR São Paulo. Você poderá se inspirar e, sem dúvidas, se surpreender com as diferentes ideias e propostas.