Portinari Logo
Home / /
A Portinari Imagem Principal

Conheça a tendência das cerâmicas em esmalte escorrido

Há muito tempo as formas lineares e simétricas não são mais considerados padrões de beleza exclusivos. A perfeição das formas, que um dia já foi apontada como expressão única e singular de arte começou a dividir espaço com outras manifestações artísticas que valorizam a assimetria e a imperfeição. As cerâmicas em esmalte escorrido são exemplos de como essa mudança se refletiu também nos detalhes.

A técnica consiste em despejar o esmalte de maneira não uniforme em louças de argila ou cerâmica produzidas artesanalmente. O resultado são peças autênticas, que expressam sua própria personalidade, de modo a conferir um aspecto bucólico ao objeto, ideal para quem busca diferenciação pela via da autoexpressão, outra tendência que ressalta a espontaneidade.

O esmalte escorrido se relaciona muito bem com espaços que apresentam inspiração natural, resultando em peças que ostentam características singulares. Embora traga consigo um aspecto rústico, sua variação de cores permite tanto obter um ambiente com uma estética mais despojada quanto um local que conserva elementos clássicos dessa técnica.

A tendência em apreciar a imperfeição se mostra presente também na decoração com a valorização das falhas, sobretudo em objetos artesanais. Assim como a madeira preta, as cerâmicas em esmalte escorrido também foram tendência na 57ª edição do Salão do Móvel de Milão (Isaloni), evento italiano referência em design, arquitetura e decoração. Confira as peças:

esmalte-768x1024.jpg

Mesmo dotadas de um estilo tradicional, as cores vibrantes das louças em esmalte escorrido vistas no Isaloni  levaram vivacidade às peças.

essmalte-2-1024x768.jpg

Para quem prefere manter o visual clássico, o branco é uma excelente opção.

Allegro e Versos: conheça as coleções de cerâmicas em esmalte escorrido

Assim como nas louças expostas na Isaloni, as cerâmicas em esmalte escorrido se fazem presente nas coleções Allegro e Versos, da Portinari. O desenho das peças visa atribuir singularidade aos detalhes, valorizando a assimetria das formas. Característica marcante da técnica, o aspecto artesanal conferido ao revestimento industrializado leva diferenciação à estética, proporcionando originalidade ao ambiente.

Allegro tem por característica a apreciação dos elementos cotidianos e tem como marca o brilho intenso, que destaca os pequenos detalhes que revestem as peças. Com relevos pouco demarcados, tomam diferentes formas, do lápis a casas, de pipas e dardos a pixels de computadores.

São quatro cores diferentes de revestimento disponíveis:

1-300x300.jpg2-300x300.jpg3-300x300.jpg4-300x300.jpg

Seus tons marcantes proporcionam vitalidade a qualquer ambiente.

V0873-1024x724.jpg

A combinação do revestimento colorido com os tons pastéis dos móveis são boas escolhas para quem deseja apostar na originalidade sem perder de vista as cores neutras do ambiente.

O diferencial dos objetos de decoração fica por conta da coleção Versos, inspirada em um olhar artesanal aplicado a jarros, pratos e outras peças clássicas. Nesta linha, o brilho continua estando presente. Os cantos desgastados e o acabamento imprimem charme e encanto em cada peça. O aspecto do esmalte escorrido pelas bordas se assemelha às técnicas manuais e remetem à antiguidade, proporcionando uma atmosfera clássica ao ambiente.

5-300x96.jpg6-300x96.jpg7-300x96.jpg

V0909-1024x724.jpg

A intercalação dos tons proporciona contemporaneidade aos espaços.

Portinari marca presença no Isaloni

A Portinari esteve presente no Salão do Móvel de Milão (Isaloni) com a Coleção Carmen, idealizada pelo artista e designer italiano Alessandro Mendini.

Mas não é preciso ir tão longe para ter acesso às melhores tendências em arquitetura e decoração. No nosso blog, você pode ficar por dentro do que tem sido destaque no setor. Aqui você também acompanha os lançamentos e tem acesso a todas as nossas coleções e produtos.

Estamos à disposição para ajudá-lo a criar os ambientes mais aconchegantes para os seus projetos. Entre em contato conosco! Se preferir, deixe o seu comentário no espaço abaixo.