Portinari Logo
Home / / Visual do metal imprime o estilo industrial na sua casa
A Portinari Imagem Principal

Visual do metal imprime o estilo industrial na sua casa

Você é fã do visual moderno e urbano dos lofts, aqueles antigos galpões industriais de Nova York que foram transformados em residências descoladas? Esse estilo de decoração, extremamente versátil e elegante, já conquistou os quatro cantos do mundo. Seguindo essa tendência, a Cerâmica Portinari desenvolveu coleções de porcelanatos surpreendentes que reproduzem o aspecto e a textura do metal.

O estilo industrial na decoração é inspirado pela estética dos lofts da antiga zona industrial de Nova York. Na década de 1950, havia muitos galpões e armazéns desocupados naquela área da cidade. Como o aluguel destes espaços era mais barato que o dos imóveis em zonas residenciais, muitas pessoas, a maioria artistas, migraram para esta região. Os novos habitantes transformaram os galpões em moradias, dando uma cara mais aconchegante e menos sóbria a estes espaços.

Rapidamente os lofts foram considerados ambientes descolados, criativos e originais. O preço dos imóveis na região disparou e o estilo de decoração industrial, com materiais desgastados, chapas metálicas, tubulações aparentes e poucas divisórias, difundiu-se no mundo todo. A tendência agradou pela praticidade e versatilidade e também por imprimir uma estética contemporânea e moderna aos ambientes.

Para ajudar a compor esse estilo, uma das grandes apostas são os revestimentos. A Cerâmica Portinari possui a maior variedade de porcelanatos que reproduzem o cenário industrial. As peças desenvolvidas nesse estilo ganharam o aspecto e a textura do metal e, por serem versáteis, podem ser aplicadas no chão, na parede, nas fachadas e em bancadas, criando ambientes incríveis.

São seis coleções cheias de personalidade, com revestimentos em diferentes formatos, que encantam pelo design e pela qualidade. “Nesses dois últimos anos lançamos produtos diferenciados no estilo industrial, que vão desde inspirações em metais mais escuros, passando por porcelanatos com visual do metal com menos oxidação, até produtos com relevo, que lembram chapas de navios oxidadas pela ação do tempo”, explica Paulo Roberto Gava Niehues, gerente de desenvolvimento de produtos da Cerâmica Portinari.

As peças são realmente deslumbrantes! As coleções servem para ambiente residenciais ou comerciais e podem ser aplicadas em todo o cômodo ou em pontos de destaque, como painéis e churrasqueiras. Conheça as características de cada uma delas:

A coleção Metalli é inspirada em uma chapa de metal nova que acabou de sair da indústria e ainda expõe algumas marcas de óleo e um leve brilho. As peças são fabricadas na medida 60 cm x 120 cm, em dois tons de cinza. Complementam ainda esta coleção revestimentos decorados com formas geométricas e contínuas em relevo baixo.

Metalli-SGR-Sala.jpg

 

A coleção de porcelanatos esmaltados Brooklyn leva o nome do distrito industrial de Nova York densamente ocupado pela população no período pós-guerra. As peças apresentam três tons: grey, gold e brown, que refletem um visual contemporâneo e arrojado. Estes revestimentos estão disponíveis no formato 90 cm × 90 cm.

Brooklyn-GR_GD_90x90.jpg

 

A coleção Rusty traz uma proposta visual marcante, bastante contemporânea. Apresenta um porcelanato de cor cobre inspirado em chapas metálicas usadas em navios, com aparência enferrujada. As peças, no tamanho 60 cm × 120 cm, expõem o desgaste do tempo, com uma forte corrosão. A coleção possui ainda uma opção de revestimento com relevo, como se a chapa de metal tivesse sido dobrada e amassada, com formato 45 cm × 90 cm.

RUSTY-ACT-60X120.jpg

 

Outra coleção que segue o estilo industrial é a Oxide. Ela é inspirada nas placas de metais utilizadas em cabines de pintura de antigas fábricas. Essas placas apresentavam marcas de tinta e oxidação bem particulares, causadas pelo uso intenso e pela ação do tempo. O efeito foi eternizado em lindas peças disponíveis nas cores branca e preta, nas medidas 60 cm × 120 cm e 20 cm × 120 cm.

Oxide-HD-BK-60x120.jpg

 

A coleção Copper traz peças com textura singular, imitando o visual de uma chapa de metal que sofreu o desgaste do tempo. Este porcelanato, de tom acobreado, apresenta uma beleza inusitada, impactante, que confere um ar rústico e aconchegante ao ambiente. Os produtos desta linha possuem o formato 60 cm × 120 cm.

Copper-HD.jpg

 

Completando o portfólio de porcelanatos no estilo industrial, a coleção Corten reproduz as características mais peculiares do popular aço corten. As peças, fabricadas na medida 60 cm x 120 cm, imprimem o visual rústico e forte do metal que inspirou esta coleção singular.

CORTEN-HD-2.jpg