Portinari Logo
Home / / Concurso Expressão Portinari passa por curadoria de grandes profissionais
A Portinari Imagem Principal

Concurso Expressão Portinari passa por curadoria de grandes profissionais

No dia 18 de julho, serão divulgados os projetos vencedores

A 2ª edição do Concurso Expressão Portinari – Mostre a emoção presente em cada traço – que premia os melhores projetos, contou com inúmeras inscrições de arquitetos, designers de interiores, engenheiros, paisagistas e estudantes. Para avaliar os projetos, a Portinari convidou os principais jornalistas do segmento de arquitetura e decoração: Thais Lauton, diretora de redação da revista Casa e Jardim; Ricardo Gaioso, jornalista e diretor criativo da Agência Timbre, Allex Colontonio e André Rodrigues, jornalistas e diretores criativos do Decornautas; Sandra Leise, publisher das revistas Casa&Mercado e Decorar, e fechando o dream team, Marcelo Lima, arquiteto, jornalista e crítico de design.

Os jurados irão avaliar quatro categorias para profissionais já formados com fotos de ambientes reais: comercial, residencial cozinha ou espaço gourmet, residencial sala e residencial banheiro. Na categoria estudantes será selecionada uma imagem 3D (foto realística) de um projeto aplicável em qualquer tipo de ambiente.

Premiação

Profissionais:

  • Viagem à Singapura;

  • Viagem à Criciúma – SC, para conhecer a fábrica da Portinari

Estudante:

  • Pacote de viagem para uma das mostras CASACOR Brasil 2019, a ser escolhida pelo ganhador;

  • Viagem à Criciúma – SC, para conhecer a fábrica da Portinari

Sobre os jurados

Decornautas – Allex Colontonio e André Rodrigues

5-1024x1024.jpg

Jornalistas e diretores criativos que estão entre os mais respeitados do País, Allex Colontonio e André Rodrigues compõem, juntos, uma usina de conteúdo exclusivo em design, arquitetura, décor, arte e lifestyle. O seu apartamento já estampou a capa de importantes revistas mundiais, como a alemã AW Architektur & Wohnen e a americana Design View, além de ter sido publicado em veículos de enorme reverberação como Elle, Architectural Digest, jornais como O Globo e em programas de televisão.

Crédito imagem: Salvador Cordaro

Marcelo Lima

4Marcelo-Lima-post-1024x1024.jpg

Graduado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, o jornalista e crítico de design MARCELO LIMA é, provavelmente, um dos profissionais da mídia brasileira de design de mais longeva atuação no mercado, acumulando, entre outras realizações, quase vinte anos de participações ininterruptas na cobertura do Salão do Móvel de Milão. Começou no jornal Folha de São Paulo como colunista e, atualmente, está no O Estado de São Paulo onde atua como Editor do suplemento CASA, focado em design, arquitetura, interiores e estilo. Ao longo dos anos, Marcelo também tem atuado como palestrante, jurado e mediador nos eventos atuais no Brasil e no mundo.

Crédito imagem: Tiago Teixeira

Ricardo Gaioso

2Ricardo-Gaioso-post-1024x1024.jpg

Jornalista formado pela Cásper Libero em São Paulo com especialização de design em Paris (Les Arts Décoratifs), Ricardo Gaioso encontrou sua identidade em projetos criativos e campanhas editoriais no segmento de design, como diretor criativo da Agência Timbre e anteriormente como diretor de conteúdo da Revista KAZA. Sua trajetória engloba colaborações para diversas agências como Cria Solução/ Cria Lab, Alexandria, Pharus, Live, Cubo e Red Studios, envolvidas com marcas como LG, Samsung, Absolut, Mercedes-Benz, Natura, Volvo e outras no segmento de decoração, como Minotti, Jader Almeida, High Design, Breton e Dedon. Assinou matérias para os principais títulos nacionais como Casa Vogue, Casa Cláudia, Wish Casa/MADE e L’Officiel, além das publicações internacionais HOME Alemanha, PIN-UP NY, Flair Austria e TL França. Além de uma extensa pesquisa de tendências de comportamento e consumo por mais de trinta países.

Crédito imagem: Felipe Abe

Sandra Leise

3Sandra-Leise-post-1024x1024.jpg

Formada em Comunicação social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, curso de Publicidade e Propaganda. Atuou na gerência geral da Folha de são Paulo, participou do relançamento do veículo Folha da Tarde para a cidade de São Paulo, sendo responsável pela criação do caderno de turismo além dos demais mercados que o jornal atingia.

Em 1998 criou a Editorial Magazine, onde desempenha o papel de Publisher junto aos veículos Casa e Mercado e revista DECORAR. Além dos prêmios Top of Mind e Decorar. Co-fundadora do CIDAD3-Centro de Informação de Decoração, Arquitetura e Design.

Thais Lauton

1Thaís-Lauton-post-1024x1024.jpg

Com graduação em jornalismo pela Universidade Metodista, Thaís Lauton é especializada em decoração, design e paisagismo. Em Casa e Jardim desde 2004, foi responsável por dar relevância à editoria de paisagismo, publicando projetos assinados pelos mais importantes profissionais brasileiros. Foi precursora de um blog sobre jardinagem, o Cheiro de Mato, em 2008. Em 2016, assumiu a direção editorial da marca, que detém a liderança do mercado impresso e digital desde agosto de 2017. Desenvolveu projetos publieditoriais como o Prêmio Casa e Jardim e o Casa em Mutação. Recentemente, participou da mudança do projeto gráfico da revista.