Portinari Logo
Home / / Contagem regressiva para o Salone del Mobile Milano
A Portinari Imagem Principal

Contagem regressiva para o Salone del Mobile Milano

Collab A Lot Of Brasil e Portinari

 

Se aproxima a próxima edição do Salone del Mobile di Milano; o maior e mais importante evento de Design do mundo. Diferentemente do que se possa imaginar, o evento é muito maior do que uma “Feira de Móvel”. A cidade recebe mais de 600 mil pessoas, um incremento de aproximadamente 30% a mais de pessoas que transitam pelas ruas milanesas por causa do evento. Marcas de fashion, de automóvel, de bebidas que querem se associar ao tema Design marcam sua presença. Trend Hunters de todo o mundo, curadores e compradores se amontoam nos metrôs milaneses com destino a lendária estação de Rho; que dá nome ao Pavilhão futurista assinado por Massimiano Fuksas.

O evento faz parte de minha vida há 22 anos.  Muito de minha decisão de apesar de arquiteto, seguir a trajetória de designer se deu, pós minha primeira participação no evento, em 2000. Ali pude entender a atmosfera e escala que o produto de design pode impactar. Locomotiva econômica, catapulsor de pesquisas tecnológicas, plataforma para conscientização da necessária preocupação sustentável (natureza e socialmente falando).

Para o projeto de cada coleção, e atmosfera de stand o que rege meus pensamentos vai muito além da preocupação comercial. Como 1ª indústria da América Latina participante do evento oficial (desde 2013) a Alotof Brasil com suas collabs; procura levantar a bandeira do que há de melhor em nosso país. Dessa forma, coleções que transcendem a obrigatória “função de uso” procuram amplificar o que é SER brasileiro.

Um país composto por uma grande riqueza cultural, oriunda das múltiplas e diversas regiões no que tange a fauna e flora, as diferentes origens de nosso povo; são temas de coleções: Cariri cearense, Jalapão, a ilha de Fernando de Noronha, novos materiais sustentáveis foram temas de coleções anteriores. Com o passar do tempo levantamos por lá, a bandeira da “casa brasileira” em Milão.

Para todo esse desafio é fundamental o apoio de grandes indústrias brasileiras como a Portinari. Uma relação já de 5 anos; na qual conheci cada valor desta empresa com mais de cinco décadas se faz presente em muitos lares brasileiros.

Com a Portinari já trouxe, uma grande estrela do design para interpretar nossa brasilidade (Alessandro Mendini e sua coleção Carmen) o ponto cruz brasileiro registrado sobre a plataforma cerâmica, e mais recentemente um painel, que nos leva a refletir sobre o tempo.

Nos próximos dias convido a você, brasileiro, ou admirador de nossa cultura que nos acompanhe por aqui e em nossas mídias sociais o conceito de nossa nova coleção “Perfeita, Imperfeição”.

Acompanhe a cobertura de 7 a 12 de junho – Salone del Mobile Milano 2022