Portinari Logo
Home / / Alessandro Mendini e o novo porcelanato da Portinari
A Portinari Imagem Principal

Alessandro Mendini e o novo porcelanato da Portinari

As cores são fundamentais na criação de qualquer ambiente. Mesmo que involuntariamente, elas acabam retratando emoções, sensações e transmitindo personalidade. Por isso, é tão notável o trabalho do designer italiano Alessandro Mendini, que assina uma nova coleção de porcelanatos da Portinari. A nova linha de produtos foi batizada com o mesmo nome de uma das grandes expoentes da cultura e da alegria brasileira para o mundo: Carmen. A coleção Carmen traz a alegria e as cores características da cantora, atriz e bailarina luso-brasileira que também são marcantes na obra de Mendini.

De acordo com o artista italiano, a peça tridimensional da Portinari oferece um design muito particular. Por ter um toque natural, relevo marcante e o formato de losango, o resultado é a semelhança com os contornos de um diamante.Alessandro-Mendini.jpgInicialmente, Carmen foi feita em tecido, mas o uso em porcelanato permitirá uma nova vida e uma variedade de aplicações ainda maiores do trabalho de Mendini. As cores presentes na estampa estão ligadas ao interesse do artista pela máscara do Arlequim, a mais famosa marionete medieval, que tinha vestes multicoloridas. Além disso, o produto guarda inspiração na decoração italiana dos anos 1950, marcada por formas geométricas simples, mas muito expressivas.Saca-rolhas-Anna-G.jpgCom tamanha criatividade, vale destacar que Mendini é autor do best-seller saca-rolhas Anna G. A peça foi produzida pela primeira vez em 1994, como uma homenagem a uma amiga do designer. O sucesso foi tão grande que rendeu uma coleção completa das peças sorridentes e coloridas que, além de úteis, são objetos decorativos.A Portinari e o designer Alessandro Mendini

Designer-Pedro-Franco-674x1024.jpgPara que essa coleção fosse possível, o designer Pedro Franco, diretor criativo da A Lot of Brasil, uma das mais reconhecidas indústrias brasileiras de alto design, entrou na história.

A Lot of Brasil foi a primeira indústria brasileira e da América Latina a ser convidada para participar do Salão Internacional do Móvel de Milão (Isaloni), o maior evento do setor de alto design do mundo. A participação iniciou em 2013. Esse reconhecimento foi fruto do intenso trabalho de Franco em utilizar o design para deixar o mundo mais belo. E foi por conta dessa mesma convicção que ele escolheu a Portinari para ser parceira de um projeto ao lado de Alessandro Mendini.

Isso porque, na avaliação de Franco, Mendini traz uma qualidade artística às suas criações que é única. Há, ainda, uma variedade de informações e uma conectividade especial com o mundo em suas obras, o que promove projetos que agregam culturalmente. Em associação com o porcelanato, um material protagonista nas paisagens urbanas, o resultado só poderia ser o sucesso.

Alessandro Mendini, a Carmen Miranda do design

O designer Alessandro Mendini já foi chamado de a Carmen Miranda do mundo do design por um jornal britânico. Não é à toa que a coleção assinada por ele leve esse mesmo nome. Tudo por conta das características muito peculiares do artista, que se relaciona completamente com a calorosidade e a energia percebidas internacionalmente como características de Carmen Miranda.

Mas, claro, o mais interessante de todo esse trabalho é que ele é, também, extremamente personalizável. Então, depois de passar pelo processo criativo do designer italiano e receber o acabamento de alto nível característico da Portinari, será a vez de quem idealiza um ambiente a exercer o protagonismo. Isso porque cabe ao usuário escolher as cores que considera mais adequado.

Assim, a linha Carmen traz a marca de um grande nome do design internacional, responsável por transformar os caminhos do setor nos anos 1980, o toque da A Lot Of Brasil e a qualidade que só a Portinari pode oferecer em revestimento cerâmico. Junto à criatividade e a inventividade dos usuários, o novo produto é capaz de levar mais alegria e arte a todos os ambientes.

Uma pequena amostra desta coleção você pode conhecer na Expo Revestir 2018, entre os dias 13 e 16 de março. Já o lançamento oficial da coleção será em abril, no Salão do Móvel, em Milão.

Quer saber mais sobre este e os outros produtos da Portinari? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais detalhes. E, se quiser falar com a gente, é só deixar sua mensagem no espaço abaixo!

Na galeria abaixo, conheça um pouco mais das obras de Mendini:3-749x461.jpg4-749x461.jpg5-662x461.jpg7-680x461.jpg8-749x461.jpg9-749x461.jpg