Portinari Logo
Home / / Conheça os projetos vencedores do Concurso “Expressão Portinari”
A Portinari Imagem Principal

Conheça os projetos vencedores do Concurso “Expressão Portinari”

Profissionais são premiados com uma viagem à futurista e vibrante Singapura

A 2ª edição do concurso Expressão Portinari que premia os melhores projetos do Brasil – com o tema Mostre a emoção presente em cada traço – foi uma verdadeira demonstração de talento com projetos de tirar o fôlego. Arquitetos, designers de interiores, engenheiros, paisagistas e estudantes dessas áreas uniram seu olhar criativo aos produtos Portinari, criando e mostrando soluções inteligentes e únicas em seus projetos. Os jurados Thais Lauton, diretora de redação da revista Casa e Jardim; Ricardo Gaioso, jornalista e diretor criativo da Agência Timbre, Allex Colontonio e André Rodrigues, jornalistas e diretores criativos do Decornautas; Sandra Leise, publisher das revistas Casa&Mercado e Decorar e Marcelo Lima, arquiteto, jornalista e crítico de design, foram os responsáveis por selecionar os projetos ganhadores.

“Certamente não foi uma missão muito fácil para o conceituado time de jornalistas, assim como para nós da Portinari, a escolha dos premiados entre tantos talentos, alguns já estabelecidos no mercado e outros nomes mais novos, com um futuro promissor no cenário da arquitetura e decoração. A experiência é única, indescritível e uma honra poder participar e aprender com o universo criativo desses projetos pelos mais diferentes olhares e pontos de vistas”, comenta Gelcy Torquato, diretor de marketing da Portinari.

Os projetos foram julgados de maneira totalmente imparcial – sem que os jurados soubessem o nome do profissional ou estudante e cidade de origem do projeto – quatro categorias para profissionais: comercial, residencial cozinha/espaço gourmet, residencial sala e residencial banheiro, e na categoria estudantes, foi avaliado um 3D de um projeto aplicável em qualquer tipo de ambiente.

O prêmio? Na categoria profissional: viagem à Singapura. E para o estudante: pacote de viagem para uma das mostras CASACOR Brasil 2019, a ser escolhida pelo ganhador. Todos os vencedores serão convidados a viajarem para Criciúma – SC, e conhecer a fábrica Portinari.

E agora, vamos conferir os vencedores?

Categoria Profissional

Categoria: Comercial

01-1024x576.pngArquiteta: Mariela RomanoEscritório: MR ARQUITETURA E DESIGNCidade: Goiás/GOCrédito da imagem: Luana Ribeiro de CastroProdutos: Tavola NO NAT e Downtown Hexa GR NAT

A arquiteta Mariela Romano, do escritório MR Arquitetura e Design, de Goiânia, foi a grande vencedora da categoria projeto comercial. Para compor o ambiente de forma moderna, a profissional mesclou as coleções Tavola e Downtown da marca, combinando o calor e a nobreza da madeira com a atmosfera urbana e industrial do cimento em uma paginação diferenciada.

 

Categoria: Residencial Banheiro

03-683x1024.jpgArquiteta: Érica SalgueroEscritório: Érica Salguero Arquitetura e DecoraçãoCidade: São Paulo/SPCrédito da imagem:  Renato NavarroProduto: Onice BK POL

Um banheiro sofisticado. Foi com essa proposta que a arquiteta Érica Salguero venceu na categoria Residencial Banheiro, um dos muitos projetos inscritos na 2ª edição do concurso Expressão Portinari. Funcional, prático e com distribuição inteligente entre os elementos, as paredes do espaço foram revestidas com a coleção Onice produzidos com a tecnologia Tech Crystal – técnica que proporciona aos porcelanatos vantagens exclusivas, como mais nitidez e brilho.

 

Categoria: Residencial cozinha/Espaço gourmet

02-1024x682.jpg

Arquiteta: Natália Moneró Prates

Coautoria: Aline Pires e Julia PradoEscritório: 3P StudioCidade: Florianópolis/SCCrédito da imagem: Rafael RibeiroProduto: Rima Hexa WH NAT

A cozinha do loft de 37m² assinado pela arquiteta Natália Moneró Prates é cheia de charme. Mesmo em tamanho pequeno, a cozinha é completíssima e equipada. Para setorizar o visual do ambiente integrado, a profissional usou as peças hexagonais da coleção Rima, propondo uma desconstrução das linhas retas do projeto. A transição de revestimentos entre os ambientes é delicada e moderna, conferindo uma atmosfera fluída com um toque industrial.

 

Categoria: Residencial Sala

04-1024x682.jpgDesigner de Interiores: Erica GonçalvesEscritório: Erica Gonçalves Design e InterioresCidade: Campinas/SPCrédito da imagem: Leandro FarchiProduto: Detroit NO ACT

A designer de interiores Erica Gonçalves buscou em seu projeto priorizar o convívio familiar, usando como partida as memórias e referências dos moradores dessa belíssima casa, para elaborar o living ganhador na categoria Residencial Sala. O resultado é uma profusão de elementos e cores para agregar no conceito do projeto. A escolha para o piso revestido com a coleção Detroit foi fundamental para complementar a estética e dar amplitude.

Categoria Estudante

01-ESTUDANTE-4-1024x576.jpg

Estudante: Felipe Douglas Galdino RibeiroCidade: Brasília/DFProdutos: Lumina Calacata GD NAT, Lumina Calacata GD POL, Dom DGR NAT e Soneto Cement AL NAT

O estudante de arquitetura Felipe Douglas Galdino Ribeiro projetou uma suíte no estilo minimalista, tendo como base tons neutros e texturas naturais. Quarto e banheiro perfeitamente integrados, despertando e provocando o desejo de permanecer e desfrutar por mais tempo. A linguagem única e sofisticada é ressaltada pela aplicação da coleção Lumina Calacata no piso de todos os ambientes.

 

Parabéns aos vencedores. E aí, qual projeto você mais gostou? Deixe seu recado para nós.