Portinari Logo
Home / / Indústria 4.0: um novo jeito de fazer revestimentos
A Portinari Imagem Principal

Indústria 4.0: um novo jeito de fazer revestimentos

Localizada em Urussanga (SC), unidade será responsável pela produção das marcas Ceusa e Portinari, com aumento da capacidade produtiva em 5MM/ano a partir de 2020

Conhecida pelo pioneirismo em seu segmento de atuação, a Duratex continua sua jornada de inovação na construção ao inaugurar, sua fábrica 4.0 de revestimentos cerâmicos (marcas Ceusa e Portinari), a primeira das Américas, no setor. Localizada em Urussanga, interior de Santa Catarina, desde 2006, a unidade passou por um processo de modernização que a deixou completamente automatizada, incorporando aplicações da internet das coisas (ioT).

Com isso, a produção passa a ser realizada totalmente com controle digital e monitoramento de desvios para correções durante a própria fabricação, ambos via mobile, o que agiliza as decisões, reduz os controles manuais e os custos. A robotização de equipamentos como empilhadeiras contribui para a maior produtividade.

Com investimentos de R$ 93,4MM, a nova unidade fabril terá capacidade produtiva de mais de 450 mil m2 de revestimentos por mês, o que contribuirá para um aumento de 83% no volume total de fabricação das unidades de Urussanga.

“Esta é a cerâmica mais moderna das Américas, com o melhor forno do Brasil.  Sua transformação agregará mais valor aos produtos da Ceusa e da Portinari, além de aumentar a produtividade de processos da fábrica, sem perder de vista a segurança e qualidade”, afirma o  diretor da divisão de Revestimentos Cerâmicos da Duratex, Gilmar Menegon. “A nova planta é inteligente e sustentável e incorpora todas as inovações que a Indústria 4.0 está criando para nosso mercado, com tecnologia de ponta, sistemas ciberfísicos, IoT e processos de manufatura descentralizados. Isso representa nossa visão de futuro”, completa.

Com um celular conectado à internet, será possível verificar, remotamente, se todos os equipamentos da linha estão ligados, acessar informações sobre a produção diária, os indicadores de qualidade, monitorar a performance, verificar a necessidade de manutenção, ter acesso às informações necessárias para tomadas de decisão e passar orientações para a equipe à distância, além de outros benefícios.

Em termos de sustentabilidade, a fábrica irá consumir menos água na produção, menos gás no forno, menos material de escritório e de energia elétrica, além de poder contar com melhores índices de eficiência, com a visualização de indicadores de produção por meio de aplicativo.

“A inauguração desta nova linha mostra que, na Duratex, a alta tecnologia e a inovação estão a serviço das nossas marcas de revestimento cerâmico, contribuindo, em última instância, com soluções para melhor viver em seus ambientes”, comenta o presidente da Duratex, Antonio Joaquim de Oliveira.

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, além de ser uma das maiores produtoras de revestimentos cerâmicos do Brasil.

Com sede em São Paulo, possui 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da LD Celulose, por meio de joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.