Portinari Logo
Home / / Meus prediletos de Milão em 2018
A Portinari Imagem Principal

Meus prediletos de Milão em 2018

Acabei de voltar da maior Semana de Design do mundo que acontece sempre no mês de abril em Milão, Itália. Durante 7 dias a cidade respira e vive intensamente design em praticamente todos os bairros.

A história é a seguinte: há 57 edições o Salão do Móvel de Milão se consagra com a maior feira de mobiliário do mundo. Como é uma feira realmente muito grande — para você ter uma ideia, este ano ela levou para a cidade 434 mil pessoas —, muitas marcas aproveitam a efervescência da cidade para promover instalações, lançar produtos e designers exatamente neste mesmo período. O resultado são ações que pipocam por todos os cantos da cidade, além do maior e principal evento que é a própria feira.

Dificilmente encontramos alguém pelas ruas de Milão que realmente tenha conseguido fazer todos os eventos promovidos nesses dias, é algo realmente impossível. Portanto, para aproveitar ao máximo essa intensa semana, o segredo está em descobrir boas fontes. Dei muita sorte este ano e conheci duas pessoas que foram fundamentais nessas minhas descobertas: uma jornalista que estava fazendo a cobertura para o Fuorisalone, que são os eventos paralelos que acontecem fora da feira, e uma artista plástica que conheci saindo da galeria de design Rossana Orlandi.

Com esses contatos e muita pesquisa que já tinha feito aqui no Brasil descobri lugares incríveis, mas vou te contar aqui quais foram os meus 3 prediletos:

1) A instalação “Giants with Dwarf” do designer Stephan Hurlemann

Giants-with-Dwarf.jpeg

O suíço construiu 6 bonecos enormes articuláveis que se movimentavam a partir do comando manual dos visitantes. O mais interessante era que as construções foram feitas com pedaços de mesas e cadeiras. A instalação foi feita em uma das salas abandonadas na estação central de trem, espaço utilizado pelo projeto Ventura Centrale para expor os trabalhos de novos designers.

2) O estante de A Lot Of Brasil na feira e ainda mais dentro do pavilhão 20, o meu predileto

A-Lot-Of-Brasil.jpg

Com uma temática que remetia ao Jalapão, no Tocantins, a marca apresentou produtos que tinha como característica principal, além das cores, o fato de serem flexíveis e modulares. Encontrei por lá tapetes que eram montados numa espécie de tangran, nichos de parede que poderiam ser compostos em diversas cores e acabamentos e, o ápice do estande, que era o revestimento Carmen, da Portinari, assinado pelo italiano Alessandro Mendini em parceria com o designer brasileiro e sócio da A Lot Of Brasil, Pedro Franco. O lançamento, além de ter um desafio técnico muito grande pelo seu formato e uso de cores plenas, permite composições de painéis cromáticos lindos e super interessantes.

3) Adorei a instalação realizada pela Elle Décor no Palazzio Bovara chamada “Onlife. Millenials at Home”

Onlife.-Millenials-at-Home.jpeg

A ideia foi apresentar a casa dos millenials, sua estrutura, decoração e conceito. A mostra estava, além de linda, muito bem pensada e realizada. Com certeza um dos programas mais interessantes do Fuorisalone.

Bom, foi bem ousado da minha parte selecionar somente 3 eventos, pois alguns outros programas foram realmente muito especiais, como a Paola Lenti, a galeria Rossana Orlandi, a loja da Hermés, o Studio Dimoro e diversos outros, mas resolvi elencar aqui alguns que me tocaram bastante.

Vamos ver como será a Semana de Design de 2019. Já estou animada!