Portinari Logo
Home / / Portinari é eleita uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil
A Portinari Imagem Principal

Portinari é eleita uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil

Satisfação profissional é fundamental para que uma pessoa se sinta realizada e motivada no trabalho. Sentir-se motivado com o que se faz, é tão importante para os profissionais que estar numa empresa em que admiram é a característica mais importante, muitas vezes, mais do que o próprio crescimento profissional. E é com esse sentimento que a Portinari comemora o título de ser uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, recebido na noite do dia 6 de novembro, em São Paulo.

A conquista deste prêmio deve-se a uma série de ações realizadas nos últimos anos na empresa, em prol dos profissionais. Dentre elas, a premiação por tempo de casa, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a implantação de uma cafeteria na administração, reforma e ampliação da Associação dos Funcionários, melhorias no refeitório, treinamentos, eventos em datas comemorativas, enfim, diversas atividades que motivam e estimulam a integração dos funcionários.

“Não me vejo trabalhando fora da Portinari. Estar aqui faz parte da minha vida”. O relato emocionado é da gerente nacional de Home Center Denise Moia Pita Souza, que iniciou na empresa em 2002 como estagiária na área de merchandising. “Soube que queria trabalhar na Portinari quando fui visitar a Galeria da marca, em São Paulo, quando cursava arquitetura. Fiquei encantada com o que vi. Foi amor à primeira vista”, revela a profissional, hoje com 16 anos de empresa.

Denise faz parte do time de cerca de 1.800 colaboradores da Portinari, uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos do Brasil, pertencente a Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, que acaba de ser eleita, pela 8ª vez, uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, de acordo com avaliação do Guia Você S/A em parceria da Fundação Instituto de Administração – FIA.

Mas, Denise não está sozinha, formado em tecnologia em cerâmica e processos gerenciais, Sidnei Tadeu Furtado Pinheiro Junior, iniciou sua carreira na Portinari, no dia 12 de janeiro de 2000. Próximo de completar 19 anos de empresa, ele recorda sua trajetória de crescimento. “As pessoas falavam muito bem da Portinari, que era uma empresa de oportunidades. Eu mandei meu currículo e comecei como operador de prensa”, lembra Junior. Segundo ele, o que o deixa mais motivado é a confiança que as pessoas depositam em seu trabalho. “Eu pude crescer aqui dentro, aprendo todos os dias e o que me empolga é a confiança que os gestores e equipe tem em mim. Saber que o meu trabalho contribui para que os clientes recebam produtos de qualidade e bem-acabados, me deixa orgulhoso”, garante animado com a premiação.

“Atrair, desenvolver e reter os melhores profissionais é essencial para atingir nossos objetivos e sonhos, por isso precisamos focar no nosso principal ativo, que são nossos colaboradores. Sermos reconhecidos como uma das melhores empresas para se trabalhar, no Brasil, mostra que as práticas adotadas para melhorar nosso ambiente de trabalho, assim como a vida de nossos funcionários, estão dando certo”, explica o presidente da Portinari, José Zimmermann Jr.

Para se consagrar como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Portinari investe em promoções internas, gerando oportunidades para seus funcionários, além de treinamentos e benefícios. “Nossos colaboradores podem crescer dentro da empresa”, revela Zimmermann, que entrou na empresa em 1982 como estagiário da área de produção.

IMG_1800-1024x768.jpgAvaliação

Criado em 1997 com a missão de valorizar as empresas que cuidam melhor de seus colaboradores, a pesquisa 150 melhores empresas para se trabalhar busca entender quais são as expectativas dos jovens que estão iniciando a trajetória no mercado de trabalho, e mapear o que as empresas oferecem, de fato, para apoiar esses profissionais.

Para participar, a empresa precisa se inscrever e preencher alguns formulários. Os funcionários são escolhidos aleatoriamente pela equipe da VOCÊ S/A para responder a um questionário sobre o clima organizacional da empresa. As companhias selecionadas recebem visitas de jornalistas e da equipe da FIA que viajam para falar com funcionários dos níveis operacional e gerencial e entrevistar os profissionais da área de RH.

Após a analise das empresas, os pesquisadores e jornalistas se reúnem para comparar os dados da pesquisa com a percepção das visitas e assim definir a lista das 150 melhores empresas para trabalhar.