Portinari Logo
Home / / Revestimento inspirado em malas antigas proporciona decoração vintage
A Portinari Imagem Principal

Revestimento inspirado em malas antigas proporciona decoração vintage

Guardar lembranças, carregar experiências e transportar sentimentos. Muitas vezes, uma simples mala pode concentrar tudo o que uma pessoa precisa em um determinado momento da vida. Em outras, levar consigo um inestimável valor. As antigas malas de madeira, com suas cantoneiras de metal, por exemplo, nos remetem imediatamente às viagens de trem e de navio, aos caminhos percorridos pelos viajantes em busca de novas experiências, você concorda? Inspirada nesta lembrança, a Cerâmica Portinari desenvolveu a coleção Vecchio, que leva para dentro dos ambientes uma decoração vintage, com o aconchego e o conforto das boas memórias, sem esquecer, é claro, da inovação tão característica da marca.

“A inspiração do Vecchio não veio de uma tendência pronta e difundida, mas sim por meio da observação de algo presente em nossa vida, história e cultura. As malas carregam em si uma riqueza cultural tão profunda que decidimos retratar suas marcas, arranhões e desgastes no porcelanato para eternizar todas as histórias vividas por nossos antepassados”, explica Patrícia Loch Zanivan, designer de produtos da Cerâmica Portinari.

Imagine chegar em casa e se deparar com um revestimento cuja inspiração espalhou pelos ambientes os tons acolhedores da madeira desgastada e do metal oxidado… É como se sentir abraçado por aqueles que gostamos e fazem parte da nossa história. É saber que chegamos a um porto seguro e que ali podemos encerrar mais um ciclo, seja de um dia de trabalho, seja de uma longa viagem.

Coleção Vecchio: cores quentes e naturalidade das peças para uma decoração vintage

O porcelanato Vecchio é encontrado nas cores bege claro (SBE) e marrom (DBW), que reproduzem com perfeição o visual desgastado das antigas malas de madeira e trazem para a decoração a sensação de bem-estar e acolhimento que os tons quentes proporcionam. Além disso, por se tratarem de cores neutras, de baixa intensidade, abrem um mundo de possibilidades para a composição com móveis e itens decorativos, pois podem ser combinadas e complementadas facilmente por outros tons.VECCHIODBW100X100-768x768.jpgVECCHIOSBE100X100-768x768.jpgAs peças também apresentam um diferencial que torna cada uma delas praticamente exclusiva: a não uniformidade da cor. Por refletirem o desgaste em um material, elas têm um visual heterogêneo, que confere ainda mais naturalidade aos espaços, formando um conjunto variado e, ao mesmo tempo, harmonioso.

Os formatos do porcelanato Vecchio

A coleção é encontrada no formato 100 cm x 100 cm, nas versões acetinada e polida, para uso em ambientes internos, paredes e fachadas de ambientes residenciais e comerciais. Porém, é preciso ficar atento ao volume de pessoas que transitam pela área em que o Vecchio será aplicado, porque ele é indicado para locais de tráfego médio e sem trânsito de equipamentos.VECCHIO-GR-MLX-2.jpgEste porcelanato ainda conta com uma versão especial: uma peça no formato 60 cm x 120 cm inspirada no visual do metal oxidado das cantoneiras das malas. Sobre sua superfície são encontrados suaves pontos de brilho, tão característicos do metal, que proporcionam um efeito diferenciado no material e, como consequência, garantem exclusividade aos ambientes. Este modelo retangular é ideal para dar o mesmo visual ao chão e à parede e também para compor painéis e realçar fachadas.

Quer dizer, o porcelanato Vecchio é realmente capaz de dar um toque vintage e inovador aos ambientes, não é verdade? É como falamos antes: as peças compõem ambientes de modo a torná-los tão charmosos que passamos a experimentar um sentimento saudosista com o resgate das boas lembranças e a inspiração para a criação de novas memórias.