Portinari Logo
Home / /
A Portinari Imagem Principal

Portinari no Salone del Mobile Milano

Cores, personalidade e textura. Brasil e Itália. Arte e arquitetura. São palavras avulsas que, juntas, conseguem traduzir um pouco da grandeza da coleção Carmen, a novidade que a Portinari lança no prestigiado Salão de Milão, que acontece de 17 a 22 de abril na metrópole italiana.

A obra, idealizada pelo designer italiano Alessandro Mendini, traz referências à máscara do Arlequim, a mais famosa marionete medieval, que tinha vestes multicoloridas e já serviu como referência ao artista para várias de suas criações.

image2.jpg

O designer italiano Alessandro Mendini, que assina a criação artística da coleção Carmen.

Ainda reforçando a carga cultural presente neste lançamento, há outra conexão Brasil-Europa além da parceria entre Mendini, A Lot Of Brasil e Portinari: o nome da coleção, que homenageia Carmen Miranda, a dançarina, atriz e cantora luso-brasileira que levou cores e alegria com sua obra para o mundo inteiro.

Desta vez, é um porcelanato de linhas em losango, cores vívidas, relevo e formato que lembra os contornos de um diamante que promete conduzir arte e emoções ao mundo todo, para os melhores e mais versáteis ambientes.

Lançamento da coleção Carmen ocorre já com uma premiação na bagagem

Embora esteja sendo lançada no Salão de Milão, a coleção Carmen já chega à Itália com dois prêmios. Isso porque a linha foi apresentada na Expo Revestir 2018, a Fashion Week do design, que ocorreu em São Paulo entre 13 e 16 de março. Lá, a novidade foi premiada na quarta edição do Best In Show em duas das dez categorias existentes: como “Melhor produto da feira – unanimidade dos votos” e “Melhor peça especial”.

Com curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima, que escolhe as finalistas, as peças são eleitas por um corpo de jurados altamente especializados nas áreas de decoração, design e arquitetura. Este grupo é composto por jornalistas, arquitetos, designers de interiores e formadores de opinião.

Coleção Carmen possibilita ambientes com várias emoções

Ainda que as cores sejam intensas e marcantes, a linha Carmen é adequada para diferentes tipos de projetos, com propostas igualmente diversas. Seja para transmitir energia e movimento, seja para proporcionar calma e tranquilidade, é possível utilizar esta novidade para compor espaços neutros e criativos. Veja só:

Amb2-Portinari-2018-019.jpg

Com predominância de um azul mais claro, contrastando com outro mais escuro e um amarelo vibrante, este ambiente proporciona luz e vida e, ao mesmo tempo, tranquilidade e alegria.

Amb2-Portinari-2018-269.jpg

Nesta composição, a coleção Carmen se destaca por sua faceta mais intimista. O verde suave garante paz e calma, sem perder as características de dinamismo e textura presentes na peça.

Assim, independentemente da ideia, basta escolher a combinação ideal que a coleção Carmen, versátil, consegue atender. São diversas possibilidades que aliam arte e decoração, numa parceria que começa com os traços de Mendini, criatividade da A Lot Of Brasil, e passa pelo acabamento preciso e único da Portinari.

Por fim, é o profissional que projeta os ambientes que terá a missão de dar vida a tudo isso e fazer com que todos esses elementos dialoguem entre si, numa composição que pode até parecer palavras avulsas espalhadas sem conexão. Mas, como no início do nosso artigo, juntas, elas tem um grande significado. Por isso, ouse! Experimente!

Sobre Alessandro Mendini

Não haveria um lugar mais propício para lançar este novo trabalho assinado por Alessandro Mendini que o Salão de Milão. O artista, nascido em 1931, é natural desta cidade. Já atuou como jornalista, escritor, crítico, editor, curador, consultor, designer e arquiteto. Mas foi especialmente nestas duas últimas áreas que seu trabalho ganhou destaque e reconhecimento.Protagonista na revitalização do planejamento criativo tanto na Itália quanto no restante do mundo, Mendini transformou os caminhos da arquitetura e decoração nos anos 1980 com o chamado pós-modernismo do design.

 

Para criar junto à Portinari, houve a ponte construída pelo designer Pedro Franco, diretor criativo da A Lot of Brasil, uma das mais reconhecidas indústrias brasileiras de alto design, que já havia trabalhado com o artista italiano.

O resultado está aí: uma coleção inspiradora, criativa, exclusiva e versátil, desenvolvida por meio de um processo fabril de alta tecnologia, culminando em peças de elevada qualidade técnica e artística.Se você quiser saber mais sobre este e os outros produtos da Portinari, continue acompanhando nosso blog para conferir mais detalhes. Qualquer dúvida, você pode falar com a gente ou deixar sua mensagem no espaço abaixo!