Portinari Logo
Home / / Limpeza Diária De Porcelanatos — Confira Melhores Práticas
A Portinari Imagem Principal

Limpeza Diária De Porcelanatos — Confira Melhores Práticas

Cuidar da limpeza diária de porcelanatos é uma atitude indispensável para quem deseja garantir um revestimento bonito por mais tempo. Porém, é muito comum surgirem dúvidas sobre como esse processo deve ser feito.

Vale lembrar que o uso de determinados produtos pode danificar o revestimento, fazendo com que ele perca o brilho e tenha a sua durabilidade reduzida. A boa notícia é que o porcelanato é um tipo de piso fácil de limpar e conservar.

Continue a leitura para conferir:

  • dicas para fazer a limpeza diária de porcelanatos e manter o revestimento impecável;

  • quais são os produtos recomendados para a limpeza diária de porcelanatos;

  • técnicas efetivas para limpeza diária de porcelanatos.

Confira dicas para fazer a limpeza diária de porcelanatos e manter o revestimento impecável

Manter a beleza e a durabilidade dos porcelanatos exige cuidados específicos, especialmente com relação à limpeza diária. Confira, a seguir, as melhores práticas para garantir que seus revestimentos cerâmicos permaneçam impecáveis:

Remoção de resíduos soltos

É possível começar a limpeza diária de porcelanatos pela varrição do piso com uma vassoura de cerdas macias ou utilizando um aspirador de pó. Esta etapa é necessária para evitar que partículas soltas causem arranhões durante a limpeza úmida.

Como preparar a solução de limpeza

Neste ponto, dilua uma pequena quantidade de detergente neutro em um balde com água morna, seguindo as instruções do fabricante para a proporção correta.

Como fazer a limpeza úmida

É recomendado molhar o esfregão de microfibra na solução de limpeza e torcê-lo bem para remover o excesso de água. O esfregão deve estar úmido, mas não encharcado, para evitar deixar resíduos de líquidos no piso.

Passe o esfregão de microfibra úmido sobre o piso de porcelanato, movimentando-o em linhas retas ou em movimentos de "8". Isso ajuda a garantir que toda a superfície seja limpa uniformemente.

Dicas para enxágue e secagem

Em seguida, é importante enxaaguar o piso com um pano úmido para remover todo resíduo de sujeira e detergente. Também é indicado não deixar a sujeira com água secar sobre o revestimento, pois pode provocar manchas.

Seque o piso com um pano de microfibra seco ou um esfregão seco para evitar manchas de água, que podem ser mais visíveis em porcelanatos matte, como a coleção Mc Fillet SPK MATTE.

limpeza-diaria-de-porcelanatos-mc-fillet.webplimpeza-diaria-de-porcelanatos-mc-fillet-still.webpQuais são os produtos recomendados para a limpeza diária de porcelanatos?

Como vimos ao longo do texto, a limpeza diária de porcelanatos pode ser feita usando apenas um pano macio umedecido em água e detergente. Isso é suficiente para manter o revestimento devidamente limpo e bonito.

Já os itens que devem ser evitados, pois podem danificar o revestimento, são as esponjas ásperas e palhas de aço, água sanitária, ceras e soda cáustica. Caso você prefira, ainda é possível utilizar outros tipos de produtos, desde que sejam suaves e específicos para limpar porcelanatos.

Esses produtos ajudam a conservar o seu piso, deixando-o brilhante e ampliando a vida útil do revestimento. Inclusive, também você também pode encontrar saponáceos elaborados especialmente para manter os rejuntes como novos.

Na hora de utilizar o detergente ou os limpadores de porcelanato, lembre-se de que eles devem ser diluídos antes de aplicados nas superfícies. Confira quais são as proporções que você deve usar em cada caso:

  • limpeza de porcelanato com detergente neutro: uma colher de sopa para cada cinco litros de água;

  • limpeza de porcelanato com produtos específicos: 100ml do produto para cada litro de água.

Conheça técnicas efetivas para limpeza diária de porcelanatos

A limpeza de porcelanatos deve acontecer com frequência para que seja possível manter o revestimento sempre com aspecto bonito e brilhante. Assim, o ideal é que ele seja limpo diariamente ou, no mínimo, por três vezes durante a semana.

Outro motivo da importância da manutenção constante do porcelanato é evitar o excesso de poeira e sujeira, o que pode resultar no surgimento de arranhões pelo piso. Para evitar que isso aconteça, utilize uma vassoura com cerdas macias ou um aspirador de pó.

No caso da limpeza pós-obra, também é recomendado o uso de uma esponja azul especial para cristais para remover a cera protetora aplicada em porcelanatos polidos para proteger a peça. Caso o revestimento tenha uma película plástica protetora, pode ser necessário utilizar um pano com álcool ou mesmo água quente para remover tais resíduos.

Leia também: O Que é Junta Seca Em Porcelanato? Entenda Melhor Sobre O Assunto!

Como vimos ao longo deste conteúdo, a limpeza diária de porcelanatos é um cuidado essencial para manter a integridade e beleza do revestimento. Por isso, siga estas dicas para evitar danos e deixar o seu revestimento com cara de novo por um bom tempo.

Quer saber mais sobre o universo dos porcelanatos? Conheça o melhor tipo de porcelanato para banheiro e faça a escolha mais indicada para este ambiente.