New Collections: Lançamentos EXPO REVESTIR 2019
Marca apresenta 29 coleções em estande tecnológico. Destaque para Coleção Joy MZ – assinado pela arquiteta Marília Zimmermann e nova categoria de porcelanatos técnicos
A Portinari – participa da 17ª edição da Expo Revestir – maior feira de soluções em acabamentos da América Latina, de 12 a 15 de março, em São Paulo. “Participar da Expo Revestir é uma grande oportunidade para os fabricantes do setor apresentarem seus lançamentos, debaterem sobre tendências e mercado. A Portinari participa desde a primeira edição, e sempre temos um excelente retorno, tanto durante a feira quanto ao longo do ano”, comenta Gelcy Torquato, diretor de marketing da Portinari. Nesta edição, a marca apresenta 175 produtos distribuídos em 29 coleções.
A apresentação das coleções 2019 vai surpreender a todos que passarem pelo estande 1437, no Transamerica Expo Center. Com o conceito de galeria de arte, o tema do estande este ano é: “A arte de viver bem. Ambientes que expressam quem somos”. Os lançamentos estarão apresentados nas salas: Memórias, Momentos, Inspirações, Sonhos e Realizações. O intuito é que em cada sala, as pessoas reflitam sobre suas vidas e seus ambientes.
O diretor de marketing da Portinari, Gelcy Torquato, relata que as pessoas têm uma forte relação afetiva com os espaços onde vivem. “É essencial que os ambientes expressem quem somos e o que sentimos. A arte de viver bem é fazer as melhores escolhas para alcançar o equilíbrio e a harmonia com a vida”, relatou sobre o conceito da exposição.
Na linha de autoconhecimento, durante a exposição, as pessoas poderão participar de uma “brincadeira”. Na praça central do estande haverá quatro tablets para a construção de mood boards. A ideia é que o resultado represente os gostos e a essência da pessoa, através de perguntas disponíveis no app desenvolvido especialmente para a feira.
Os mood boards são muito usados por arquitetos para conhecer o cliente e assim desenvolver projetos que reflitam sua personalidade. O mood board criado no aplicativo poderá ser enviado para o WhatsApp do usuário, e, assim, poderá ser compartilhado nas suas mídias digitais.
Color Connection
Outra novidade este ano é o conceito chamado de Color Connection, que mostra a possibilidade de combinação entre todas as coleções, divididas em cinco grupos de cores: Bone White, Warm Gray, Natural Honey, Urban Brown e Essential Black. Dentro de cada grupo é explorada a suave harmonia do tom sobre tom. E ainda é possível estabelecer harmonias compostas – mais vívidas e intensas. “Os lançamentos possuem uma delicada conexão cromática entre si. Possui uma escala tonal que facilita a harmonização entre os produtos. Com a delicadeza desta conexão queremos favorecer a arte de bem viver”, comenta Torquato.
Cores e emoções estão entrelaçadas: cores são vibrações que sensibilizam, emoções são como cores da alma. A harmonia – o encontro feliz de um conjunto de cores – é algo fundamental para ativar sentimentos.
Bone White – combina com ambientes minimalistas, ressalta a luminosidade e transmite calma e tranquilidade para o movimento do dia a dia contemporâneo. Com um toque quente às nuances de branco, desperta suavidade e traz harmonia aos ambientes.
Warm Gray – adeptos do estilo contemporâneo, urbano e industrial costumam optar por tons de cinza. Warm Gray é para quem procura algo atemporal. O cinza neutro, cria um pano de fundo para outros elementos brilharem. Warm Gray passa a sensação de segurança.
Natural Honey – As tonalidades médias da paleta Natural Honey ajudam a aquecer e proporcionar aconchego. Quando combinadas com as nuances de branco da paleta Bone White, trazem delicadeza e refinamento aos ambientes. A neutralidade e naturalidade desta paleta possibilita uma infinidade de combinações e pode ser a base da decoração.
Urban Brown – traz o natural e o quente para decorações urbanas. Os tons terrosos desta paleta evidenciam conforto e ajudam a reconectar com a natureza. Possibilitam combinações que podem direcionar a ambientes mais nobres, rústicos ou urbanos.
Essential Black – A paleta vem composta por tons imponentes, contrastantes e muito marcantes. O preto pode ser até dramático, dependendo da forma e quantidade que for utilizado. Um tom perfeito para acentuar detalhes, criar uma atmosfera elegante e sóbria.
Estade tecnológico e novas coleções
O modo de ver lançamentos em feiras do setor de revestimentos não será mais o mesmo. Projeções de produtos, ambientes e obras de Candido Portinari invadirão paredes e pisos do corredor do stand.
Ao todo serão 175 produtos distribuídos em 29 coleções. Entre as novidades, o destaque é a coleção Joy MZ, assinada pela arquiteta Marília Zimmermann. A inspiração da profissional vem de um clássico do mundo da moda conhecido como xadrez de losangos ou diamantes escoceses. Outras coleções prometem ser os highlights durante a agitada semana. Confira as personalidades e inspirações de cada coleção e se apaixone.
Coleção Apollo * – As peças da coleção Apollo são para projetos que prezam por decorações clássicas. Há séculos o mármore é sinônimo de sofisticação e requinte, por isso o nome da coleção é inspirado em um dos deuses da mitologia Grega. Apollo era o deus das artes, da música, da poesia e da harmonia. As peças em grandes formatos fazem por merecer a aptidão e zelo do deus grego pela arte.
Coleção Canova * –O clássico mármore Calacata Machiavechia, ganhou reprodução no porcelanato. Antonio Canova, escultor italiano, utilizou as pedras naturais para modelar suas esculturas. As obras de Canova foram comparadas por seus contemporâneos com a melhor produção da antiguidade. A coleção Canova com veios dourados marcantes, além de bela, carrega consigo anos de história.
Coleção Cement Stone – A fusão da pedra com o cimento dá origem a coleção Cement Stone. Com a aparência desgastada, as peças possuem cores e veios modernos. Para um ambiente contemporâneo, com aparência natural, a coleção Cement Stone é a escolha certa.
Coleção Chaplin * – A fotografia e o cinema nasceram em preto e branco. Charles Chaplin reinou na era em que os filmes não tinham cores nem vozes. O que se destacava nessa época, eram as expressões. A coleção Chaplin partiu da técnica ebanizada da madeira preta, até chegar ao contraste com peças cinza e branca. São produtos com detalhes característicos, que trarão expressão para os espaços que forem aplicados.
Coleção Ilusion – A coleção Ilusion conta com as delicadas pastilhas de vidro. Inspirada na tendência geométrica, as peças proporcionam ilusão de óptica. As pequenas pastilhas ao juntar três cores, formam cubos com efeito tridimensional.
Coleção Joy MZ * – Inspirado no argyle, um clássico do mundo da moda, conhecido como xadrez de losangos ou diamantes escoceses, lançamos a coleção Joy MZ, assinada pela arquiteta Marília Zimmermann. As peças compõem desenhos instantaneamente reconhecíveis graças ao seu distinto motivo de diamante. A estampa teria aparecido em kilts e mantas usadas por escoceses desde o século XVII. Com a forma geométrica de losango, formado por dois triângulos equiláteros, esta coleção alegre tem a textura granulada do papel usado para pintura em aquarela, que enfatiza a intensidade e transparência das cores, com o protagonismo da água. Uma verdadeira pintura em aquarela, na superfície do porcelanato. Dica: Misture as cores e dê alegria a banheiros, cozinha e até quartos.
Coleção Love – Delicadeza no formato e nas cores, a coleção Love é realmente para chamar de amor. Com a predominância de peças rosas, a coleção inspira feminilidade. Os pequenos relevos dos produtos em formato hexagonal, provocam diferentes movimentos com a luz, enfatizando a técnica usada com efeitos brilhantes. Um estímulo ao toque e ao romantismo.
Coleção Luthier * – O carvalho vem representado em porcelanato na coleção Luthier, com relevos que dão efeito da madeira entalhada. As peças Luthier Line, no formato 30×120, contam com relevos de linhas e um degradê nos tons da madeira. Já o produto Luthier Decor, no formato 60×60, usa a técnica muxarabis, com trançados em ripas de um trabalho tecido a mão, assim como fazem os profissionais conhecidos como Luthier, que dão vida aos instrumentos musicais, com o uso da madeira.
Coleção Max – Os revestimentos em 3D estão cada vez mais presentes nos projetos, quando se deseja que uma paginação seja o centro das atenções. Por isso, lançamos peças que evidenciam altura maximizada, incomum na cerâmica. A coleção Max, conta com produtos em dois relevos: Max Abstract e Max Focus.
Max Abstract – A arte abstrata usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra. Influenciada pelo futurismo, as peças do Max Abstract, vão do branco ao preto. São perfeitas para ambientes movidos pela criatividade e ousadia.
Max Focus – Seja na física ou na fotografia, o foco é o centro, o ponto de convergência. Nesta coleção não é diferente. Usar o Max Focus em um ambiente, é a certeza de que o porcelanato será o foco das atenções. Com uma geometria simétrica, as peças são ideais para ambientes urbanos.
Coleção Memory – Inspirada nas madeiras usadas em casas nas montanhas no norte da Itália, esta coleção traz diferentes madeiras que foram transformadas e envelhecidas pelo sol, chuva e o passar do tempo. A coleção de madeira rústica mistura os tons de cinza e bege, trazendo o padrão chevron na peça decorada. Uma coleção para explorar em ambientes que ficarão na memória.
Coleção Momento – A coleção Momento reproduz fielmente o cimento. Com uma paleta de três tons, as peças são para ambientes que pedem neutralidade para viver momentos incríveis.
Coleção Monumental – Para ambientes que prezam pela neutralidade, a aposta na coleção Monumental é certeira. As peças reproduzem pedras e cimentos neutros de forma homogenia para que as atenções sejam voltadas para a decoração.
Coleção Munich – Com uma paleta de cores frias, a coleção Munich se destaca por ser uma linha completa de produtos. Com peças em acabamentos polido, natural e antiderrapante, a coleção pode ser explorada em todos os ambientes tendo a característica marcante de um cimento desgastado nas bordas. A peça decorada, inspirada em cubos tridimensionais, é o complemento para um projeto único e urbano.
Coleção Orquestra – Um verdadeiro clássico. O classicismo dos mármores está bem representado com peças em grandes formatos. As reproduções dos mármores trazem as riquezas dos veios e profundidade dos desenhos. Um repertório eclético, das peças claras às mais exóticas.
Coleção Oslo – Original da Noruega, a pedra quartizita foi perfeitamente reproduzida no porcelanato. A riqueza da textura e movimento das peças destaca os finos veios brancos. Um produto raro, para ambientes nobres, com a naturalidade da coleção Oslo.
Coleção Rock – As peças da coleção Rock, é para compor paginações com personalização e gostos peculiares. Ideal para acabamentos, as barras de metal escovado, tendência na decoração, podem ser usadas como efeito, dando exclusividade a cada projeto. Uma coleção marcante, assim como o som do Rock.
Coleção Sax – A coleção Sax, tem o nome inspirado nos instrumentos musicais Saxofone, fabricados em metal e despertam emoções com a vibração do som. O metal além de compor instrumentos musicais, está cada vez mais em alta na decoração. As peças em formatos de gota e hexagonais, contam com efeito escovado, trazendo elegância para as composições. A coleção Sax tem a praticidade de ser autocolante possibilitando repaginar um ambiente de forma simples e rápida.
Coleção Sintra – A coleção Sintra é um resgate aos típicos azulejos de Portugal. Os ladrilhos foram muito usados nos grandes palácios sendo sinônimo de nobreza. Por isso, a coleção tem o nome inspirado na pitoresca vila portuguesa que atraiu a nobreza e elite de Portugal, chamada Sintra. A coleção conta com peças em dois acabamentos marcantes. As peças com textura maiolicada são irregulares como se tivessem sido feitas manualmente. As de efeito matte, trazem um mix cimentício, com desenhos de arabescos que misturam o rústico e o moderno.
Coleção Space – Espaço é tudo que nos envolve, e esta é uma das principais características da coleção Space: envolver as pessoas. Esta coleção é uma inovação, destacando-se pelo alto relevo. Com uma cartela de cores diferenciada e ousada, a coleção conta com dois relevos: Space Move e Space Block.
Space Move – O revelo Space Move foi criado para compor espaços com movimento. As peças podem formar diferentes desenhos curvilíneos, por conta das formas delicadas e as linhas curvas suaves. Uma coleção completa com cores que vão do branco com efeito açucarado, passando pelas cores pérola, rosa, azul, até as peças pretas com pontos de luzes.
Space Block – Inspirado em blocos de concreto, este formato conta com uma paleta de cores frias, com peça na cor branca, e outra com gráfica de concreto bruto. Os desenhos geométricos assimétricos, proporcionam que as peças sejam rotacionadas para a criação de painéis e fachadas espetaculares.
Coleção Sinfonia – Sinfonia é o conjunto de vozes e instrumentos ou a junção das duas, que soam adequadamente e ao mesmo tempo. Assim é a coleção sinfonia, que aplicada nas paredes e no chão dão unidade ao espaço. As peças com mega formatos, assim como as grandes orquestras sinfônicas, aplicados no mesmo ambiente garantem a harmonia para a verdadeira sinfonia.
Coleção Sensorial – O mundo é percebido diariamente por apelos sensoriais que inspiram contemplação e estimulam sensações. O sopro criativo desta criação induz ao visual e ao toque. A coleção ganhou novas cores e texturas que convidam a observar e a tocar. Nos remete ainda as impressões em 3D, produzindo uma superfície mais refinada para acentuar o seu efeito. Com desenhos gráficos tridimensionais e relevos imponentes. Essa composição é certeira para um ambiente rico em estímulos, com um visual encantador.
Coleção Soneto – Soneto é uma pequena composição poética formada por 14 versos. No último se concentra a ideia principal do poema, quando encerra de maneira a encantar ou surpreender o leitor. Assim é a coleção Soneto, que aplicada dá o encanto, charme e classicismo ao espaço. Uma escolha surpreendente para os ambientes.
Coleção Timbre – O timbre é uma característica forte da fala e da música. A coleção Timbre traz a arte em seus desenhos exóticos. As peças reproduzem fielmente o mármore Silver Roots, com a predominância do cinza e os veios em tons de mel. A coleção, assim como o timbre de uma voz, permite o exercício da criatividade e inspiram sensibilidade para ambientes inusitados e surpreendentes.
Coleção Timeworn – A coleção Timeworn conta com peças brancas, cinzas e azuis que podem ser exploradas em piscinas, fachadas, ou até mesmo em cozinhas e banheiros. Os porcelanatos que lembram o cimento, trazem marcas de desgaste do tempo: por isso o nome Timeworn. Uma alternativa diferente para projetos modernos.
Coleção Vêneto – Os porcelanatos cimentícios desta coleção são inspirados em conglomerados utilizados em pavimentos na região do Vêneto, na Itália. As pequenas pedras vistas na superfície dos produtos, são como se tivessem sido selecionadas criteriosamente. Assim, em uma mesma peça, é possível visualizar cores e diferentes dimensões de pedras, dando movimento às paginações.
Coleção Vivaldi – Antonio Vivaldi foi um grande compositor e músico italiano. Compôs 770 obras, entre as quais, 477 concertos e 46 óperas. A coleção ganhou o nome do amante das músicas clássicas, que reproduz o Carrara Oro, um mármore clássico com veios que são como as obras de Vivaldi: marcantes.
Porcelanatos técnicos
Pietra Portinari Prime é a nova categoria de produtos da Portinari. A nova categoria conta com cinco novas coleções, além da alta durabilidade e resistência, primam pela tecnologia de impressão digital. “Com esses lançamentos, trazemos ao mercado uma nova tecnologia que permite a impressão digital, também, em porcelanatos técnicos, algo inédito no Brasil”, revela Gelcy Torquato, diretor de marketing da Portinari.
Resultado de uma série de investimentos em pesquisas e equipamentos, os produtos, indicados para uso em locais de alto tráfego, como ambientes comerciais, são inspirados em pedras naturais, como o mármore e o granito. A nova tecnologia permite unir, em mesmo produto, a superfície polida, o design de alta definição e a resistência superior. Para se chegar a este resultado, foi criado um novo processo de impressão digital, que penetra no corpo do produto, tingindo a massa porcelânica em profundidade. “Além do design e cores aplicadas nas peças, o brilho e o reflexo também são destaques nos lançamentos”, afirma Torquato. Além dos porcelanatos polidos, a nova categoria de produtos traz, também, peças com acabamentos natural e antiderrapante, diferencial que o torna solução completa para ambientes internos e externos. Mesmo indicado para aeroportos, shoppings, hospitais, auditórios, hall de edifícios, magazines, supermercados, lojas de departamento, padarias, salão de beleza, entre outros estabelecimentos, também podem ser usados em projetos residenciais.