Portinari Logo
Home / / Portinari é patrocinadora oficial da exposição Aberto/02 em casa projetada por Vilanova Artigas
A Portinari Imagem Principal

Portinari é patrocinadora oficial da exposição Aberto/02 em casa projetada por Vilanova Artigas

Aberta ao público pela primeira vez, residência terá obras de Degas, grandes artistas brasileiros e nomes de peso da história da arte

T225222-683x1024.jpg

Tendo a arte no DNA da marca, a Portinari é a patrocinadora oficial da segunda edição da ABERTO – plataforma de exposições itinerantes, realizadas em espaços inusitados – que ocupará, a partir de 13 de agosto, um ícone da arquitetura paulista: a residência que Vilanova Artigas projetou em 1974 para a família do engenheiro Alfred Domschke, no Alto da Boa Vista.

T224781-768x512.jpg

Eleita como uma das melhores exposições de 2022, ABERTO chega a sua segunda edição em 2023 trazendo entre as obras exibidas, um icônico Edgar Degas de 1884, que pertenceu à lendária coleção Ann e Gordon Getty, além de obras especialmente produzidas para a exposição por grandes artistas brasileiros e nomes de peso da história da arte, que terá ainda lançamento de móveis assinados por Artigas e nunca comercializados. Além disso, Claudia Moreira Salles e Humberto Campana apresentarão peças inéditas comissionadas especialmente para a exposição, que fica aberta até 17 de setembro.

CASA DOMSCHKE

Uma das mais renomadas construções unifamiliares de Artigas, a casa nunca foi aberta ao público, preserva todas as características do projeto original e foi restaurada especialmente para a realização do evento.

T224896-768x512.jpg

Ela traz características marcantes da obra de Artigas e do movimento que ele liderou, nomeado de Escola Paulista ou Brutalismo Paulista – com o uso do concreto armado aparente, a ênfase numa espacialidade contínua e o protagonismo das rampas, marca registrada do arquiteto. Mas a residência no Alto da Boa Vista possui algumas especificidades, como seu tamanho amplo, cerca de 700 metros, uma organização mais íntima e o uso bastante livre e ousado da cor, o que se vê logo à entrada, no vitral criado por ele.

Alfred era engenheiro e foi aluno de Artigas na Poli. Nos anos 50, quando foram vizinhos no bairro do Campo Belo, o casal tinha a intenção de construir no terreno próximo à casa de Artigas e sua família, mas acabaram adquirindo um terreno no Alto da Boa Vista onde, em 1973, realizaram o sonho de construir a partir do projeto de Artigas.

T225415-683x1024.jpg

A casa teria a fachada perpendicular à rua e os pavimentos interligados por rampas. A sala de jantar, funcionando como elemento agregador da família, seria a grande estrela do projeto. A casa foi mantida em perfeito estado de conservação pela família até hoje e nela, é possível encontrar louças e metais Deca, peças da década de 70 que permanecem em perfeito estado.

Há uma ampla lista de atrações, nacionais e internacionais que poderão ser apreciadas no evento, como obras de Tarsila do Amaral, Sérgio Camargo, Olafur Eliasson, Lygia Pape e Cildo Meireles.