Portinari lança coleção assinada por Juliana Medeiros
Produtos da coleção são uma criação da arquiteta, inspirada em Poemas de Portinari
Existem várias formas de sentir e interpretar uma poesia. Alguns se alegram, outros se emocionam, podendo rir e, até mesmo, chorar, todos esses sentimentos inspiraram a arquiteta Juliana Medeiros a criar uma coleção inspirada na natureza e em Poemas de Portinari como lançamento da cerâmica Portinari, para a Revestir 2020.
Além de ser um dos maiores pintores brasileiros, Candido Portinari, também foi um grande poeta. A coleção Nuances da Natureza traz um olhar para natureza e o sentir da arquiteta Juliana Medeiros ao ler os poemas.
“Ao ler os poemas de Portinari, sorri, chorei e me conectei. Escutei as árvores e os pássaros como habitualmente gosto de fazer, mas estava ali debruçada em seus versos sentindo tudo de uma forma diferente”, explica Juliana.
Ao sentir e ouvir a natureza enquanto criava a coleção, interpretando a emoção presente em cada movimento das árvores, cantar dos pássaros e encanto dos poemas, Juliana Medeiros criou revestimentos e um papel de parede que traz leveza e sensibilidade.
Para os revestimentos, a arquiteta criou os produtos: Areias Decor, Areias do Mar, Areias Calmas e Folhas ao Vento. O papel de parede Natureza Imaginária, também assinado por Juliana Medeiros, é a grande novidade da marca neste ano.
Na coleção Areias, Juliana Medeiros reproduziu em porcelanato as areias que se movimentam, se acalmam e por vezes contam histórias. Movimentos e nuances da areia molhada são retratados nas peças, que se unem a uma textura minimal e delicada, conferindo também a calmaria da areia ao cessar o vento.
Um mix de possibilidades é apresentado com as peças Areais Decor, com produtos lisos e “degradê” de relevo. Essa versatilidade possibilita criar o movimento das areias que mais encante e tem também a possibilidade de criar espaços monocromáticos com nuances de texturas.
Já com as peças Folhas ao Vento, a leveza do movimento das folhas, despertam sensações. Juliana sentiu esse silêncio musical que inspira, preenche e dá energia para a vida. O baixo relevo representando várias camadas de folhas ao vento com o toque natural.
Natureza Imaginária
A Portinari inova no lançamento do Papel de Parede Natureza Imaginária, que nos apresenta um mundo imaginário através de nuances do feito à mão e muita delicadeza presentes no papel de parede. Esses elementos permitem que cada um possa sentir da sua forma, moldar na mente à sua maneira.
“São nuances de diferentes tons, de diferentes formas e texturas. Que esse imaginário sempre possa estar presente em nossas vidas. Camadas da paisagem com montanhas e nuvens que podem ser interpretadas de diferentes formas”, descreveu a arquiteta.
O papel de parede traz uma natureza imaginada nas formas orgânicas. Montanhas e folhagens aquareladas em movimento, são retratadas no papel de parede composto por 4 módulos, totalizando 10,60 por 2,90 metros, e permite diferentes combinações. “O especificador pode criar a sua natureza imaginária”, complementou Juliana Medeiros.
Exposição Nuances
O modo de ver lançamentos em feiras do setor de revestimentos não é mais o mesmo. Depois de apresentar em 2019 lançamentos e obras de arte em projeção, a Portinari neste ano traz projeções mapeadas para que os visitantes possam interagir. A interação faz parte da exposição Nuances, assinada por Juliana Medeiros, na qual o público poderá tocar em alguns pontos no papel de parede, e “dar vida” a ele, uma revoada de pássaros pode sair de trás das nuvens, o botão de rosa que pode se abrir e ganhar mais flores. A ideia é que os visitantes possam interagir, se encantar com os movimentos e criar várias versões nessa natureza imaginária.
Assista o vídeo sobre a coleção Nuances da Natureza
Sobre Juliana Medeiros
Arquiteta e urbanista, especialista em arquitetura emocional para experiências de marcas.
Premiada internacionalmente com um If Design Award em 2018, desenvolve conceitos e projetos de experiências para grandes marcas há mais de 10 anos, com projetos em eventos no Brasil e exterior.
Acredita que as marcas são grandes influenciadoras e devem transmitir suas mensagens de forma relevante e com impacto. Seu propósito é compreender a essência das marcas e proporcionar experiências através dos espaços, gerando conexões emocionais com significados que gerem resultados, reflexões e permaneçam na memória das pessoas.