Portinari Logo
Home / /
A Portinari Imagem Principal

O Que é Junta Seca Em Porcelanato? Entenda Melhor Sobre O Assunto!

O porcelanato, desde sua introdução no mercado de revestimentos, tem sido uma verdadeira revolução na maneira como entendemos e usamos pisos e paredes em nossos espaços, sejam eles comerciais ou residenciais.

Sua ascensão não é por acaso, já que, ao longo dos anos, a indústria do porcelanato tem mostrado uma incrível capacidade de adaptação e inovação, moldando-se às exigências estéticas e funcionais dos tempos modernos.

Nesse cenário, dois diferenciais técnicos têm ganhado destaque: a junta seca e o monocálibre.

Por isso, continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto. Você também vai conferir:

  • o que é junta seca em porcelanato e por que ela é tão buscada;

  • conheça o monocálibre, o complemento perfeito para a junta seca;

  • conheça benefícios e considerações e vá além do que é junta seca em porcelanato.

O que é junta seca em porcelanato e por que ela é tão buscada?

Tradicionalmente, os revestimentos são instalados com juntas perceptíveis, que são preenchidas com rejunte a fim de garantir um acabamento uniforme e proteger contra a infiltração de água. 

A junta seca é uma técnica de instalação de porcelanato onde as peças são assentadas com o mínimo de espaço possível entre elas. Em outras palavras, a junta seca em porcelanato busca criar uma aparência mais contínua e integrada, assemelhando-se a uma superfície única e ininterrupta.

Sendo assim, a razão pela qual a junta seca em porcelanato é tão buscada e considerada um diferencial do material pode ser atribuída a diversos fatores:

1. Estética moderna

O acabamento de junta seca oferece uma aparência moderna e sofisticada, já que a ausência quase total de linhas de rejunte proporciona uma sensação de continuidade que amplifica a beleza natural do porcelanato, o chamado “painel único”.

2. Sensação de amplitude

Para ambientes menores, a junta seca pode dar a impressão de que o espaço é mais amplo do que realmente é. Sem as linhas de separação, a visão não é interrompida, contribuindo para uma sensação de expansão.

3. Manutenção simplificada

Juntas tradicionais, especialmente as mais largas, podem acumular sujeira ou, ainda, o rejunte utilizado pode sofrer descoloração com o tempo. Com a junta seca, esse problema é minimizado, facilitando a limpeza e a manutenção do piso.

4. Integridade visual, como um painel único

Em projetos onde o design do porcelanato é particularmente distinto ou onde o padrão deve ser mantido, a junta seca permite que ele flua de uma peça para outra sem interrupções perceptíveis.

Conheça o monocálibre, o complemento perfeito para a junta seca

Agora que você já entendeu o que é junta seca em porcelanato, chegou a hora de saber mais sobre o monocálibre. Para que o primeiro diferencial seja bem-sucedido, a uniformidade do tamanho das peças é crucial, e é aqui que entra o segundo termo.

O monocálibre garante a semelhança entre todas as peças de porcelanato, permitindo uma instalação perfeitamente alinhada, harmoniosa e esteticamente agradável. Isso significa que cada unidade é perfeitamente uniforme em termos de tamanho e espessura.

Vá além do que é junta seca em porcelanato: conheça seus benefícios e suas considerações

A junta seca em porcelanato representa uma mudança substancial na forma como os revestimentos são percebidos e aplicados, trazendo consigo uma série de benefícios. Como vimos anteriormente, entre eles estão:

  • estética impecável devido à ausência de juntas visíveis, fazendo com que os ambientes ganhem um visual mais amplo, moderno e integrado;

  • continuidade visual, já que promove a continuidade do padrão e da cor do porcelanato, tornando o espaço mais harmônico e com menor poluição visual;

  • facilidade de limpeza, uma vez que, o acúmulo de sujeira é minimizado devido à ausência das juntas tradicionais;

  • maior sensação de amplitude, fazendo com que espaços menores pareçam mais amplos, pois o olhar não é interrompido por juntas visíveis.

Já a principal consideração é que a aplicação da técnica da junta seca deve ser precisa. Isso é necessário para garantir o encaixe perfeito das peças e, por isso, recomenda-se que sua instalação seja feita por profissionais.

Leia também: Junta Seca e Monocálibre — Entenda O Que É Cada Um

Além de entender o que é junta seca em porcelanato e compreender sua relação com o monocálibre, é importante compor diferentes ambientes com elementos que representam sua personalidade e atendem às suas necessidades. Aproveite para saber como fazer a melhor escolha de cerâmica para sala de jantar e garantir a alternativa mais adequada.